![Chevrolet Onix Premier [divulgação] Chevrolet Onix Premier [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/03/Onix-Premier-05_edited-990x556.jpg)
Há mais de 2 anos com a fábrica comprada da Mercedes-Benz, a GWM pode ter mudado os planos para o seu primeiro modelo nacional. A picape média, chamada de Poer, pode vir ao Brasil já em uma nova geração, o que deve atrasar um pouco a produção em Iracemápolis (SP).
O segmento de picapes médias no Brasil é muito tradicional, até porque é bastante utilizado para o trabalho pesado. Por conta disso, a aceitação de um modelo totalmente chinês pode não ser muito boa. Justamente por esse motivo, a GWM Poer pode ser fabricada por aqui em uma geração diferente da atual.
Mudanças para o Brasil
Aparentemente a Great Wall Motors (GWM) realizou estudos que mostraram que o brasileiro não se deu muito bem com a Poer atual. Justamente por conta dessa categoria ser tradicional e delicada, os planos então pré-definidos para a produção nacional podem ter sido alterados.
Vale lembrar que a Poer é uma marca separada da GWM no exterior, mas pertencente ao mesmo grupo. Porém, aqui no Brasil deve adotar uma estratégia parecida com a da CAOA Chery com os SUVs Tiggo. Poer será uma linha de picapes, mas aqui se manterá sob o teto da marca GWM.
O mais cotado para essa substituição é o SUV Haval H6. Isso porque desde que chegou ao nosso mercado, ele vem alcançando números de venda extremamente satisfatórios para uma marca totalmente chinesa. Disponível sempre em versões híbridas, ele pode ser então o primeiro modelo da marca a se tornar nacional.
Motorização híbrida
A Great Wall Motors já descartou a possibilidade de utilizar o mesmo motor 1.5 turbo do Haval H6. De acordo com a Quatro Rodas, a escolha deve ser por um propulsor 2.0 turbo com tecnologia flex. Ainda não se sabe se o conjunto mecânico será híbrido convencional ou plug-in, que é conectado na tomada para recarga das baterias.
Especula-se que esse conjunto com motor 2.0 turbo entregue potência combinada de aproximadamente 462 cv e 79,5 kgfm. Isso já o colocaria como a picape média mais potente do Brasil, e muito distante do segundo lugar. Porém, há ainda a possibilidade de um motor 3.0 turbo, entregando impressionantes 516 cv e 97,9 kgfm.
Novos modelos
A Great Wall Motors é um grupo grande de montadoras. Portanto, há disponíveis diversos modelos que poderiam ser vendidos no Brasil. Além da Poer, outra marca (que no Brasil será uma linha da GWM) que deve vir para cá é a Tank. Ela é especializada em fazer SUVs parrudos de luxo.
E aí, você compraria uma picape média chinesa? Conte para nós nos comentários.
>> Picape da GWM rival da Toyota Hilux é flagrada no Brasil
>> GWM Ora 03 GT acirra disputa com BYD Dolphin | Impressões