Desde a formação da Stellantis, muito mudou para Peugeot e Citroën. As francesas vivem um momento de ascensão (tanto de imagem, quando de vendas). Mas, para melhor organizar a casa, a Peugeot vai parar de fabricar carros de passeio no Brasil. A mudança, contudo, não fará a marca sair do país, muito pelo contrário.
Hoje só dois carros da Peugeot são fabricados no Brasil: o 2008 na planta de Porto Real no Rio de Janeiro e a Partner Rapid, em Betim, Minas Gerais. A segunda geração do 2008 será transferida para a Argentina, como já foi confirmado recentemente. Ele será feito na mesma linha de produção do 208, que se tornou argentino desde a mudança de geração.
Com isso, a fábrica de Porto Real passará a ser dedicada só à Citroën. A fábrica hoje faz C3 e C4 Cactus, além do C3 Aircross que está prestes a ser lançado e já teve sua produção iniciada. O único Peugeot feito lá é o 2008, que terá sua produção brasileira encerrada quase que em conjunto com o início de fabricação do SUV na Argentina.
Com isso, não haverá mais nenhum carro de passeio da Peugeot fabricado no Brasil – afinal, a Partner é um carro comercial e derivada diretamente da Fiat Fiorino. Vale lembrar que o portfólio de modelos da Peugeot no Brasil ainda tem e-208, e-2008, 3008, e-Expert e Boxer importados da Europa, enquanto a Expert diesel é feita no Uruguai.
Voltaremos a ter um Peugeot feito no Brasil?
Apesar dessa baixa na produção brasileira dos carros da Peugeot, a marca francesa pode voltar a ter um modelo feito aqui. Rumores recentes apontam para a criação do 1008, um SUV compacto menor que o 2008 e dedicado a mercados emergentes como Brasil, China e Índia.
Ele seria uma espécie de Fiat Pulse da Peugeot, tomando o 208 como base, mas com visual substancialmente diferente. Caso a fábrica na Argentina fique entupida com a produção de 208 e 2008, a Stellantis pode fazer o novo SUV compacto na fábrica de Porto Real (RJ) ou até Betim (MG).
Vale lembrar que Betim receberá até 2025 a plataforma CMP do 208 e do C3. A base servirá para a segunda geração do Jeep Renegade, que será transferido para a planta da Fiat. Os planos eram também de produzir o Avenger, mas recentemente o projeto do mini Renegade foi engavetado justamente para não atrapalhar o irmão e o primo Fiat Pulse.
O que acha dos carros da Peugeot? Teria um? Conte nos comentários.
>>Antes da Stellantis, Peugeot comprou a Chrysler na Europa
>>5 carros que não fazem sentido terem sido lançados no Brasil