Automobilismo

Há 30 anos, Senna conquistava sua última vitória na Fórmula 1

Em 7 de novembro de 1993, a temporada da F1 chegava ao fim no GP da Austrália, vencido por Ayrton Senna em seu último ato na McLaren

Senna no GP da Austrália de 1993 [reprodução]
Senna no GP da Austrália de 1993 [reprodução]

Ninguém esperava por isso, mas há exatos 30 anos, em 7 de novembro de 1993, Ayrton Senna vencia pela última vez na Fórmula 1. Naquele dia, foi realizado o GP da Austrália, em Adelaide, última etapa da temporada daquele ano, que foi dominada por Alain Prost e seu Williams, com o francês sendo tetracampeão do mundo com duas corridas de antecedência.

Portanto, o campeonato já estava definido quando o circo da F1 chegou à Austrália. Além de ser a última corrida daquele ano, a prova marcava algumas despedidas no grid. Prost faria sua última corrida na categoria, assim como Ricardo Patrese. Senna estava se despedindo da McLaren, onde ganhou três títulos mundiais, e indo para a Williams, no sonho de conquistar seu quarto título em 1994.

Para chegar à vitória, Senna precisava superar a enorme defasagem que seu carro tinha para os da Williams. Mesmo sendo mais avançado que o bólido de 1992 da McLaren, o carro de 1993 ainda era inferior ao de Prost, como ficou claro ao longo da temporada. 

Senna no GP da Austrália de 1993 [reprodução]
Senna no GP da Austrália de 1993 [reprodução]

Última pole de Senna na McLaren

Para começar bem o final de semana, Senna cravou a pole com seu carro da McLaren. Prost foi segundo, com Damon Hill, no outro Williams, saindo da terceira colocação. E a diferença de tempo entre Ayrton e o piloto francês foi considerável, sendo de quase meio segundo, um temporal ao considerarmos a diferença entre os dois carros.

Na corrida, o brasileiro conseguiu abrir boa vantagem, e administrou a distância para o francês ao longo da prova. No final, Senna cruzou a linha de chegada com mais de 9 segundos de vantagem para Prost, conquistando sua 41ª vitória na Fórmula 1, a última de sua carreira e também a derradeira a bordo de um McLaren.

Senna no GP da Austrália de 1993 [reprodução]
Senna no GP da Austrália de 1993 [reprodução]

Naquela altura, nem o fã mais pessimista de Senna poderia imaginar que aquele era o último triunfo do brasileiro na categoria. Afinal, ele estava indo para a melhor equipe, no auge de sua carreira e depois de ter feito uma de suas melhores temporadas. 

Tudo parecia perfeito, até chegar o começo da temporada 1994, com o carro da Williams sendo muito diferente, por conta do regulamento mais restrito, e do fatídico GP de Ímola.

Senna no GP da Austrália de 1993 [reprodução]
Senna no GP da Austrália de 1993 [reprodução]

The Best

A vitória de Senna na Austrália ainda rendeu dois momentos históricos. Durante o pódio, ele puxou Prost para o lugar mais alto do pódio, para comemorarem juntos, encerrando ali a maior rivalidade da história da categoria. O tetracampeão do mundo diz que, a partir daquele momento, Ayrton se aproximou dele. Era como se toda a intriga entre os dois tivesse sumido.

Naquele mesmo domingo, Tina Turner fez um show na pista de Adelaide – que na realidade é um circuito de rua. A cantora sempre se declarou fã de Ayrton, e prestou uma das homenagens mais bonitas que o brasileiro poderia receber.

Na hora de cantar seu maior hit, a música The Best, Tina chamou Senna ao palco. E dedicou a canção ao brasileiro, dizendo que ele era simplesmente o melhor. Um momento histórico para Ayrton e para quem esteve no show, naquele 7 de novembro de 1993.

Você assistiu o GP da Austrália de 1993? Acha que Senna era o ‘the best’? Deixe nos comentários a sua opinião.

>> Mercedes-Benz trabalha em substituto elétrico para seu superesportivo

>> Verstappen já está no mesmo nível de Hamilton, Senna e Schumacher?

>> Triumph anuncia recall para Trident 660 e Tiger Sport 660