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Mercedes-Benz trabalha em substituto elétrico para seu superesportivo

Previsto para 2025, o cupê de quatro portas da Mercedes-Benz vai trocar o motor V8 por um conjunto elétrico com mais de 1.000 cv

Conceito elétrico da Mercedes-Benz [reprodução/Autocar]
Conceito elétrico da Mercedes-Benz [reprodução/Autocar]

A Mercedes-Benz segue engajada em seu processo de eletrificação, tanto que já trabalha em um substituto elétrico para o AMG GT 63 de quatro portas, que está previsto para 2025. Se por um lado o modelo vai perder o motor V8 biturbo atual, ao menos a previsão é de que o elétrico tenha mais de 1.000 cv de potência.

Caso isso seja confirmado, o novo esportivo elétrico seria o carro de rua mais potente da Mercedes-Benz, e sua principal missão seria concorrer com o Porsche Taycan, Audi e-tron GT e Lucid Air. 

Vale lembrar que a marca alemã já conta com sedãs elétricos esportivos, como o AMG EQS 53 e o AMG EQE 53. Entretanto, o novo AMG GT 63 seria um veículo pensado desde o início para ser um carro de alto desempenho, ao contrário da atual dupla. Os dois veículos atuais foram feitos para serem elétricos convencionais, sendo posteriormente retrabalhados pela AMG, para ganharem mais esportividade.

Conceito elétrico da Mercedes-Benz [reprodução/Autocar]
Conceito elétrico da Mercedes-Benz [reprodução/Autocar]

O novo supercarro será o primeiro veículo a utilizar uma nova plataforma. Chamada de AMG EA, essa base foi pensada para focar no desempenho dos veículos, proporcionando uma carroceria mais baixa e com linhas mais elegantes, como acontece com os esportivos da AMG a combustão.

Outro ponto que vai estrear no modelo é o novo sistema elétrico para o motor. Desenvolvido pela empresa britânica Yasa, ele promete ser extremamente moderno, tendo uma concepção de fluxo axial, enquanto os motores atuais são radiais. Com isso, a promessa é entregar mais potência e torque.

Mercedes-AMG GT quatro portas [divulgação]

Mercedes-AMG GT quatro portas [divulgação]

Além de melhorar os números, esse novo motor promete ser mais leve, ocupar menos espaço e trabalhar com uma eficiência maior. Pesando apenas 24 kg, o motor deve conseguir gerar quase 500 cv de potência. Para chegar aos 1.000 cv, seria utilizada uma configuração dupla de motores, que pode ser instalada somente na traseira, ou um em cada eixo, para permitir que o esportivo tenha tração integral.

Como o Mercedes-AMG GT 63 elétrico está previsto para ser lançado apenas em 2025, novos detalhes sobre o veículo devem surgir nos próximos meses. No entanto, para a tristeza dos puristas, a eletrificação é um caminho sem volta, até mesmo no mundo dos supercarros esportivos.

Mercedes-AMG GT quatro portas [divulgação]
Mercedes-AMG GT quatro portas [divulgação]

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