No já distante ano de 2015, quando eu era apenas um estudante de jornalismo, acabei tendo aulas de um dos responsáveis por eu ser jornalista hoje. Jorge Tarquini foi por muitos anos o chefe de redação da revista Quatro Rodas, e ele também escreveu o livro Doce Veneno do Escorpião, que conta a trajetória de Bruna Surfistinha, como ghost writer.
Portanto, quando entrei no Fastback Abarth, só conseguia lembrar desse bom título do livro enquanto olhava os diversos logotipos de escorpião espalhados pelo interior do SUV. Afinal, a Abarth sempre faz questão de destacar a relação com o aracnídeo, que simboliza o signo de Carlo Abarth, fundador da marca. Por isso o escorpião está presente no logotipo, tudo para evidenciar o mapa astral do criador da empresa.
Versão esportiva do Fiat Fastback, o modelo Abarth aplica a receita do Pulse esportivo no irmão cupê. E, ao menos para mim, o resultado ficou muito melhor que o do primeiro SUV, já que o estilo e a forma como a transformação foi feita, resultou em um visual mais esportivo.
Estilo nervoso
Primeiramente, basta olhar para o Fastback Abarth para notar que há algo diferente nele. Além da troca dos emblemas da Fiat pelos da divisão esportiva, há algumas mudanças visuais perceptíveis. A maior delas é o fato do arco das rodas serem pintados na cor da carroceria.
Isso deu um visual mais de carro urbano do que de SUV para a versão esportiva, combinando melhor com a proposta. Além disso, as rodas de 18 polegadas são bonitas, mas a cereja do bolo foi a adoção de saídas duplas funcionais para o escape. O equipamento deixou o ronco do motor bem encorpado, e evidencia o caráter esportivo da versão.
Veneno liberado
No entanto, o Fastback Abarth não se trata apenas de um modelo com um visual bacana e um ronco mais grave. O motor 1.3 turbo de 185 cv pode ser um velho conhecido, e mesmo sem ter ganho um cavalo a mais, só o remapeamento que o modo Poison (veneno em inglês) consegue fazer, já merece elogios. Quando ativado, ele muda o mapeamento do motor e do câmbio automático de seis marchas, deixando as respostas mais rápidas.
E mesmo com o câmbio automático, o SUV agrada bastante na pista. O lançamento do carro foi feito no Autódromo Capuava, no interior de São Paulo, e a pista travada e cheia de subidas e descidas casou bem com o esportivo.
Como a suspensão está 8% mais rígida, o Fastback Abarth tem um comportamento excelente em curvas. Mesmo sendo um SUV relativamente grande e pesado, e com boa altura do solo, o modelo arranca sorrisos em uma tocada esportiva. Basta pisar no acelerador para o motor encher e soltar um ronco grave, impulsionando o SUV de maneira veloz.
Tanto que ele atinge os 100 km/h em 7,6 segundos, e consegue acelerar até os 220 km/h. Nada mal para um SUV familiar, que ainda leva 600 litros de bagagem no porta-malas.
Direção do Fastback Abarth
Outro ponto retrabalhado foi a suspensão. Sua relação é menor, para deixar as respostas mais ágeis. Isso pôde ser notado neste primeiro contato, com o volante sendo bastante ligeiro.
Por ter direção elétrica, o Fastback Abarth não transmite tantas informações ao motorista, sendo um pouco anestesiada. Mas ao menos as respostas ágeis compensam um pouco esse adormecimento. Acelerar o SUV esportivo na pista é muito divertido, já que é viciante acelerar o carro.
Dei umas 7 voltas na pista com ele, e só não andei mais, porque não dava, já que os outros colegas jornalistas também precisavam testar o carro. Se não fosse por isso, talvez eu estivesse acelerando o carro até agora.
Fastback de sempre
Acho que o melhor ponto positivo do modelo Abarth é entregar esportividade sem descaracterizar o Fastback. Ele continua sendo um SUV familiar, com um porta-malas cavernoso, bons equipamentos de série e bancos confortáveis. No vídeo, eu chamei ele de crime perfeito por essas características, já que os principais pontos positivos do carro com uma esportividade maior.
Evidentemente que este primeiro contato não mostra todas as características do carro. Como o teste foi feito em um autódromo, não é possível saber se esse endurecimento da suspensão deixou o modelo duro demais para as ruas esburacadas do Brasil. Apenas em uma avaliação completa isso vai poder ser avaliado.
Veredicto
Com visual mais atraente, preço competitivo (R$ 159.990, cerca de 10% a mais que o cobrado pela versão Limited Edition) e por conservar o bom espaço do SUV, além do porta-malas cavernoso, o Fastback Abarth promete ser um dos esportivos mais atraentes do mercado brasileiro.
Seu desempenho é condizente com a proposta do modelo, mas resta saber como será seu comportamento no mundo real. No entanto, este primeiro contato foi bastante promissor, já que o SUV me arrancou sorrisos sinceros todas as vezes que acelerei o modelo na pista.
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