Sandero, Logan, Stepway e Oroch foram responsáveis por tirar a Renault do fundo do mercado brasileiro, a transformando em uma das maiores do país. Contudo, às custas de se tornar a Dacia do Brasil. Agora com o Renault Kardian, que será vendido a partir de março do ano que vem, tudo muda.
Com a missão de suceder Logan, Sandero e Stepway, ainda que a Renault diga que ninguém sai de linha com a chegada do novo modelo, o Kardian será responsável por inaugurar uma nova fase. Batizada de Renovation, a nova estratégia da Renault visa diferenciar mais seus modelos e afastar essa imagem tão forte vinculada à Dacia. Para tanto, será produzido no Brasil e exportado para 20 países.
O modelo usa base CMF Global pensada para mercados emergentes e modelos de porte compacto até médio. O Kardian será o menor deles, tendo 4,12 m de comprimento, 1,60 m de altura, 1,77 m de largura e 2,60 m de entre-eixos. A base está pronta para receber motorização flex, híbrido leve, híbrido tradicional e híbrido plug-in.
Mecânica toda nova
No Renault Kardian, haverá motor 1.0 três cilindros turbo flex de 125 cv e 22,4 kgfm de torque. O motor é novo e derivado do 1.3 turbo usado em Duster e Oroch. Por enquanto, essa é a única motorização confirmada pela Renault. Contudo, há chance de que o modelo receba motor 1.6 aspirado para brigar com as versões de entrada do Fiat Pulse.
Por falar nos rivais, o Kardian tem vantagens e desvantagens. O Fiat Pulse entrega 130 cv e 20,4 kgfm de torque, enquanto o Volkswagen Nivus vai a 128 cv e 20,4 kgfm. Ou seja, o Renault é o menos potente, mas o que tem mais torque entre os SUVs 1.0 turbo.
A transmissão é totalmente nova. Trata-se de uma caixa automatizada de dupla embreagem banhada a óleo com seis marchas. O câmbio também é completamente novo, visto que na Europa há uma transmissão de dupla embreagem, mas com sete marchas. Demais dados de performance não foram revelados pela Renault.
Mais tecnologia
Mirando em Fiat Pulse e Volkswagen Nivus, o Renault Kardian será bastante completo. A marca anunciou que todas as versões serão equipadas com seis airbags de série, painel de instrumentos totalmente digital de 7 polegadas e central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay sem fio de 8 polegadas.
Sem especificar quais variantes receberão itens de tecnologia avançada, o Kardian pode ser equipado com freio de estacionamento eletrônico, frenagem autônoma de emergência, alerta de ponto cego, sistema de câmeras nos quatro cantos do carro, carregador de celular por indução e piloto automático adaptativo.
No Brasil, serão oferecidas somente cinco tons de carroceria: branco Glacier, cinza Etoile, cinza Cassiopée, preto Nacré e a inédita cor laranja Energie. O modelo contará com teto preto contrastante como item de série.
Mudança ao vivo
Diferentemente das imagens de patente que vazaram, o Renault Kardian passa uma impressão muito mais robusta ao vivo. O modelo é derivado diretamente da terceira geração do Dacia Sandero vendido só na Europa, tanto que eles usam a mesma estrutura de portas, mas com chapas externas diferentes.
Na dianteira, destaque para o conjunto óptico full-LED dividido em duas partes. A seção superior traz luz diurna e seta, enquanto o farol fica mais abaixo junto de uma moldura preta. Grade frontal em preto brilhante traz mini logos da Renault como aberturas de ar.
Já o para-choque tem abertura de ar trapezoidal junto a elemento cinza que lembra bastante os carros da Peugeot. Por fim, capô reto com vinco destacando o logo da Renault completa o conjunto. Na lateral, rodas de liga-leve de 17 polegadas junto a arcos de roda em plástico preto destacadas deixam o estilo bem robusto.
Linha de cintura é alta e completa da por ombros largos na parte traseira, como visto em modelos europeus da Renault. Atrás, lanternas em C trazem o lado Sandero do Kardian, que tem tampa do porta-malas larga, mas visualmente dividida por conta de um forte vinco.
Nível Duster
Por dentro, o Renault Kardian é nitidamente mais sofisticado que Sandero e Captur, mas compartilha a qualidade dos plásticos com o Duster. Linhas horizontalizadas marcam o estilo do SUV compacto, que abusa de texturas e cores diferentes para se destacar.
Console central é alto, com linhas cinza de destaque, passa uma sensação mais refinada à cabine. Junte a isso a presença de freio de estacionamento eletrônico e a manopla de câmbio estilo digital, e entenderá a elevação de patamar do Kardian em relação a outros Renault. O modelo ainda conta com detalhes em preto piano, uma faixa em couro e luzes nas portas.
Todas as versões serão equipadas com central multimídia de 8 polegadas e painel de instrumentos digital de 7 polegadas. A central é a mesma do Duster, com tela fosca, de qualidade ruim e lenta. Já o painel é totalmente novo e causa uma impressão melhor aos olhos.
No quesito espaço interno, o novo Renault Kardian se beneficia do entre-eixos alongado, sendo bem mais espaçoso que o Fiat Pulse ou que o Volkswagen Nivus. Porta-malas de 358 litros é um dos maiores da categoria, vale destacar.
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