Um nome forte pode definir o sucesso ou não de um modelo. Prova disso, é que carros com nomes icônicos tendem a se fixar mais fortemente na mente dos consumidores do que modelos com siglas. Por isso, nessa edição da Pergunta da Semana, questionamos aos nossos leitores qual o carro com o nome mais bonito à venda no Brasil hoje e no passado.
Lembrando que, para a equipe editorial do Auto+, os nomes Jeep Grand Cherokee, Ford Bronco Sport e BYD Dolphin foram escolhidos entre os mais bonitos disponíveis por aqui. A lista à seguir é composta por sugestões dos nossos leitores no site e também nas redes sociais.
Ford Maverick
“Mesmo sem honrar o estilo do antepassado”, foi a lembrança de Luciano Giudicet sobre o nome Maverick. De fato, hoje em dia o batismo é usado por uma caminhonete, mas já foi de um icônico muscle-car brasileiro. Só que essa não é a primeira vez que a Ford profana o nome, já que o usou para dois SUVs da Nissan rebatizados e vendidos com o oval azul.
Jeep Commander
Citado diversas vezes no nosso Instagram, o nome do SUV de sete lugares da Jeep é bastante impositivo. Em português, seu nome significa comandante. Nosso leitor Wanderson Menderainda reforçou que “se focarmos somente na grafia e pronúncia isolada, remete à força, coragem e atitude, no estilo dos heróis fortões e solitários dos filmes dos anos 1980”.
Volkswagen Touareg
Responsável por iniciar a tradição da Volkswagen em nomear seus SUVs com a letra T (regra quebrada pelo Nivus e pelo Atlas), o Touareg tem um nome forte. Seu batismo vem diretamente de uma tribo de nômades do deserto do Sahara, algo que combinou bastante com o primeiro SUV da Volkswagen.
Honda Civic
Para Matheus Fleite, “Civic, é um nome que sempre mostrou imponência, mesmo sabendo que o G11 não tem”. Ainda que o significado de Civic seja simplesmente Civil, o nome do carro tem um segredo que poucos sabem: é um palíndromo. Se você ler Civic ao contrário, ele ainda assim terá o mesmo significado.
Nissan Kicks
Mais um caso dos carros que foram desenvolvidos no Brasil para o mundo, o Nissan Kicks recebeu esse nome em referência ao futebol. Afinal, Kicks significa chutes, algo diretamente ligado ao jogo mais amado do país. Apesar disso, se tornou um batismo forte para o SUV compacto da marca japonesa.
Faltou algum nome bonito? Conte nos comentários.
>>Latin NCAP bate de frente carros com 22 anos de diferença
>>Aprenda a cuidar do ar-condicionado dos carros
>>Toyota tem planos para revolucionar produção de carros elétricos