Recentemente, o Auto+ antecipou que a Stellantis prepara uma enorme mudança de motores e tecnologia para seus carros produzidos em Goiana, PE. Especificamente os Jeep Compass e Commander, a Ram Rampage e a Fiat Toro terão novidades onde os olhos não veem, mas o coração sente.
Flagrado pelo leitor Marcelo Alixandre com camuflagem estacionado em frente a uma loja em Iracemápolis, interior de São Paulo (e onde fica a fábrica da GWM), o Jeep Commander Blackhawk já mostra alguns detalhes ainda não revelados. A nova versão será destinada ao uso do motor 2.0 quatro cilindros turbo da Rampage e terá detalhes escurecidos como diferencial.
No flagra, já é possível ver o rack de teto preto e os detalhes em preto brilhante na parte inferior do para-choque. Além disso, a roda de liga-leve é diferente de todas as vistas até hoje no Commander. O modelo ainda conta com pneus 100% asfalto, não traz mais cromados nas bordas das janelas e tem saída de escape dupla.
Visualmente, a versão Blackhawk será composta por elementos escurecidos e detalhes em preto brilhante, adicionando um toque a mais de esportividade. Por dentro, é possível que ele receba elementos em couro preto com costuras vermelhas e detalhes em suede – uma fórmula muito semelhante à da Rampage R/T.
Novo coração
Contudo, o que mudará de verdade é o que vive debaixo do capô. O Jeep Commander trocará o motor 1.3 quatro cilindros turbo flex de 185 cv e 27,5 kgfm de torque pelo 2.0 quatro cilindros turbo a gasolina da Rampage. O motor entrega 272 cv e 40,8 kgfm. Ou seja, 87 cv e 13,3 kgfm a mais.
Hoje, a grande reclamação quanto ao Jeep Commander, quer seja diesel ou flex, é que o modelo é pesado demais para os motores que conta. Com o novo 2.0 turbo aliado à tração 4×4 e câmbio automático de nove marchas, finalmente ele deve andar bem. É possível também que outras versões, como a Overland, ganhem o novo motor a gasolina.
Vale lembrar que a Jeep também trabalha na substituição do 2.0 diesel por um 2.2, também quatro cilindros turbo diesel. A expectativa é que a potência fique acima de 200 cv e o torque seja superior aos 40,8 kgfm do 2.0 quatro cilindros turbo a gasolina. O lançamento deve ocorrer somente em 2024.
Você acha que com o novo motor o Jeep Commander venderá mais? Ou sem ser flex ele vai encalhar? Conte nos comentários.
>>Segredo: Jeep descarta Grand Cherokee 7 lugares para o Brasil
>>Jeep Grand Cherokee chega ao Brasil híbrido por R$ 569.990