Com o objetivo de ampliar o nível de produção de seu novo SUV Kardian, a Renault fez um alto investimento em sua linha de montagem na Colômbia, provavelmente onde haverá a montagem do hatch compacto Kwid. O valor do investimento seria cerca de R$ 485 milhões.
O complexo industrial de Envigado atua em parceria com a empresa local Sofasa. Com esta nova verba, será possível a produção da plataforma CMF-A, ou seja, o Kwid também terá produção em outro país da América Latina. Mudar em partes a produção do hatch compacto, seria uma tentativa de aumentar a produção do novo SUV Kardian na planta de São José dos Pinhais, no Paraná.
Novo modelo da Renault, o Kardian terá algumas semelhanças com o atual Stepway, por exemplo o desenho das portas e dos vidros. As diferenças ficarão concentradas em novos vincos, nos faróis divididos em duas partes, novas lanternas e o novo motor 1.0 turbo. Além disso, o Kardian contará com a nova plataforma CMF-B.
Renault Kwid será importado para o mercado brasileiro?
Vale pontuar que o Renault Kwid ainda continuará sendo produzido aqui no Brasil. Ele terá apenas mais um local para ser produzido. Na fábrica da parceria Renault-Sofasa na Colômbia, saem carros como o SUV compacto Duster, o aventureiro Stepway e os já conhecidos Sandero e Logan. A ideia é que o Kwid produzido na fábrica colombiana seja enviado para outros 15 mercados da América Latina.
A montadora francesa poderá utilizar alguns componentes de seus outros modelos já consolidados no mercado, como o Duster e assim, diminuir os custos de produção do novo SUV. Sua apresentação acontecerá em meados de outubro deste ano e as vendas apenas em 2024. Até lá, cabe ao público duas opções: ou esperar pelo novo SUV compacto ou optar pelo hatch compacto menor e com ares de SUV, o Renault Kwid.
O que você achou da decisão da Renault? Teria ou tem um Kwid na sua garagem? Conte nos comentários
>>Exclusivo: Renault Zoe deixa de ser vendido no Brasil