Completando a gama de versões no Brasil, a Ford Ranger 2024 recebeu novas variantes XL e XLS. As opções de entrada mais baratas contam com motor 2.0 quatro cilindros turbo diesel. Contudo, a grande novidade (que surpreendeu a todos) é que a Ford Ranger XLS também terá motor V6 por aqui, a posicionando como o carro V6 mais barato do Brasil.
Ranger XL
A gama de versões da Ford Ranger começa com a XL de entrada. Ela é a única da gama com para-choques pretos, faróis halógenos, rodas de aço e ausência de pintura nas maçanetas e retrovisores, além de não ter adesivo preto na coluna B. Voltada estritamente ao trabalho, essa variante é a mais básica, mas não a mais barata da gama Ranger.
De série, a XL vem com sete airbags, painel de instrumentos digital de 8 polegadas, central multimídia de 10 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, assistente de partida em rampa, controle de descida, piloto automático, volante com ajuste de altura e profundidade, além de comandos de som, faróis automáticos e luz diurna.
Ranger XLS
Subindo para a versão XLS, a Ranger ganha faróis de LED, diferencial traseiro blocante (quando equipada com tração 4×4), sensor de rapé, carregamento de celular por indução, sistema anticapotamento, seletor de modo de condução com quatro opções, engate de reboque, pintura nas maçanetas e retrovisores, além de rodas de liga-leve.
Nenhuma das versões de entrada da Ford Ranger, vale destacar, conta com protetor de caçamba como item de série. O equipamento é oferecido como acessório nas concessionárias, assim como a capota marítima, que não está presente em nenhuma versão da picape – nem mesmo na Limited com pacote.
Motores, transmissões e trações
A grande novidade para a Ford Ranger XL e XLS é o motor 2.0 quatro cilindros turbo diesel. Ele entrega 170 cv e 41,3 kgfm de torque e substitui o antigo 2.2 quatro cilindros turbo diesel. O antigo motor, que fazia da Ranger o carro mais lento do Brasil, apresentava 160 cv e 39,3 kgfm.
Tal qual antes, ela conta com transmissão manual de seis marchas na versão XL ou automática também de seis marchas para a XLS. No caso da versão mais refinada, há opção de tração 4×4 ou 4×2, enquanto a XL só pode ser equipada com tração nas quatro rodas. Segundo a Ford, o consumo da automático 4×4 é de 10 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada.
Como surpresa, a Ford também disponibilizará a Ranger XLS V6 no Brasil. Isso explica o motivo pelo qual a marca desistiu do motor 2.0 biturbo diesel no nosso país – sendo que é oferecido na Argentina esse propulsor. Com ele, a picape tem 250 cv e 61,2 kgfm de torque ligado a um câmbio automático de dez marchas.
Como diferencial, a XLS V6 tem manopla de câmbio diferenciada e freio de estacionamento eletrônico. Vale reforçar (pela enésima vez) que esse motor não é o mesmo da Volkswagen Amarok e não é o mesmo que a Land Rover usava no Discovery e que foi alvo de constantes problemas.
Ford Ranger 2024: preços e versões
XL – R$ 239.990
XLS 4×2 – R$ 234.990
XLS 4×4 – R$ 259.990
XLS V6 – R$ 279.990
XLT V6 – R$ 289.990
Limited V6 – R$ 319.990
Limited V6 com pacote – R$ 339.990
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