Destaque

Esses são os carros com mais cara de tiozão à venda no Brasil

Escolhidos pelos leitores do Auto+ na Pergunta da Semana, esses são os carros eleitos com mais cara de tiozão

Hyundai Azera [divulgação]
Hyundai Azera [divulgação]

O clássico comercial “Não tem cara de tiozão” do Nissan Sentra criou um verdadeiro nicho no mercado nacional: os carros que, de fato, tem cara de tiozão. Por isso, na Pergunta da Semana dessa vez, questionamos aos nossos leitores que carros seguem à risca esse conturbado e polêmico paradigma.

Chevrolet Spin

Chevrolet Spin [divulgação]
Chevrolet Spin [divulgação]

Além de ser um dos carros preferidos dos taxistas, a Chevrolet Spin também é o carro das famílias, como pontuou Millemiglia. “Dificilmente você vê um jovem dirigindo a minivan e quando isso acontece geralmente o pai, a mãe, o avô ou a avó estão do lado. Claro que há exceções, como em toda regra. Mas são exatamente isso: exceções.”

Hyundai Azera

carros
Hyundai Azera (divulgação)

Símbolo de status no passado, o Hyundai Azera hoje já conta com o estigma de carro de tiozão, como lembrou André Silva Jr: “eu sempre gostei muito dos famosos carros de três volumes, como o Azera. Por mais que eles tenham passado muito tempo sendo estigmatizados como carros de gente idosa/aposentado/executivo.”

Chevrolet Monza

carros
Chevrolet Monza [divulgação]

De maneira tão específica que parece um relato pessoal, José Augusto revelou o público do clássico Monza “Quando penso em um Monza, logo me vem a imagem de um tio ouvindo modas de viola. É o carro preferido entre os donos de bares e mecânicos, os típicos tiozões que gastam muito tempo e dinheiro no carro”.

Toyota Camry

Toyota Camry Hybrid [divulgação]
Toyota Camry Hybrid [divulgação]

Ainda que o Toyota Corolla tenha sido citado pelo nosso repórter Felipe Yamauchi no post original e relembrado em nossas redes sociais, Kleber Marques achou um ponto interessante: “quem acha que o Corolla é carro de tiozão é porque nunca viu um Camry ao vivo. Aquele carro é o próximo nível no quesito automóvel da terceira idade”. 

Volkswagen Santana

Volkswagen Santana [divulgação]
Volkswagen Santana [divulgação]

“Só Agostinho Carrara, taxistas e tiozões hoje em dia dirigem um VW Santana. Não tem como”, recorda Márcia Steves. Imortalizado como o carro de um dos personagens mais icônicos da televisão brasileira, o Santana era símbolo de status no Brasil dos anos 1980 e na China. Mas, em ambos os países, foi, aos poucos, virando carro de taxista (e tiozão).

Ficou faltando algum carro? Conte nos comentários.

>>5 carros que foram vendidos pelas marcas erradas

>>Dez carros brasileiros conhecidos por apelidos exóticos

>>Quais são os 5 carros elétricos mais econômicos do Brasil?