Um dos menores veículos em produção hoje no mundo é o Citroën Ami. O minúsculo carro 100% elétrico da marca francesa foi mostrado no Festival Interlagos, teve boa repercussão e a Stellantis decidiu que vai vendê-lo no Brasil.
O Presidente da Stellantis da América do Sul, Antônio Filosa e a Vice-Presidente da Citroën da América do Sul, Vanessa Castanho, confirmaram haver o interesse das duas partes em comercializar o quadriciclo no Brasil. O Ami, pelas legislações brasileiras, não é considerado um carro por conta de seu tamanho e baixa potência. Ele possui um motor elétrico de 8,2 cv e 6kW, com autonomia de 80 quilômetros e velocidade máxima de 45 km/h. Além disso, ele não oferece airbags, dessa forma, não se enquadra como um carro.
As medidas do Citroën Ami também chamam a atenção. Ele tem 2,41 m de comprimento, 1,39 m de largura e 1,52 m de altura. Ele ainda oferece um espaço para até 70 litros de bagagem. Então, ele pode se locomover por espaços que carros não podem chegar. Outra curiosidade do simpático modelo é seu desenho. Pois, a traseira é igual a dianteira, o que muda são as lanternas. Suas portas possuem o mesmo molde e cada uma abre para um lado diferente.
Citroën Ami pode ser carregado em tomada convencional
A ideia das montadoras, é que o Ami seja usado na locomoção de aeroportos, shoppings, supermercados, já que as ruas podem ser perigosas para ele. O projeto também conta com uma ampla área envidraçada, auxiliando na visibilidade. Aliás, o Ami inova também na hora de recarregar suas baterias.
Sua recarga completa pode ser feita em tomadas simples de 110 ou 220 volts. Ele já sairá de fábrica com seu próprio cabo e leva em torno de quatro horas para carregar de 0% até 100%. Contudo, ambas fabricantes não revelaram mais detalhes acerca do lançamento no mercado automotivo e nem o preço final.
Você teria o novo Citroën Ami na sua garagem? Conte nos comentários
>>Citroën Ami for All é a nova versão para PCD do elétrico
>>Citroën C3 e outros 14 carros já tiraram zero no Latin NCAP