A Renault prepara um motor híbrido flex para o mercado brasileiro. Essa informação foi dada pelo presidente da montadora no país, Ricardo Gondo, durante um evento realizado na fábrica de São José dos Pinhais (PR).
O Auto+ esteve presente e pôde ouvir o executivos marca francesa confirmar o desenvolvimento do propulsor para o Brasil. Este assunto surgiu durante uma rodada de perguntas na entrevista coletiva e, após muita insistência dos jornalistas, Gondo acabou confirmando o desenvolvimento do propulsor.
No começo, o presidente da Renault tentou desconversar sobre o assunto. Disse que é possível produzir um veículo híbrido no Brasil, já que isso está mais atrelado a nova plataforma CMF-B, do que a outros problemas. Como esta plataforma comporta veículos eletrificados, seu lançamento no mercado brasileiro abre essas possibilidades.
Porém, Gondo não deu nenhuma previsão de quando esse veículo será lançado no mercado brasileiro, e nem mesmo qual seria o carro escolhido. Analisando os modelos atuais em outros países, há dois bons candidatos para o Brasil.
O primeiro deles é o Renault Austral, que foi lançado no exterior em 2022 e conta com propulsores híbridos. Já o segundo candidato é o Renault Rafale, um dos modelos mais recentes da marca e que é uma espécie de VW Nivus à francesa, tendo somente motores híbridos disponíveis.
Outra possibilidade seria lançar uma versão topo de linha do futuro SUV que será lançado em breve por aqui, justamente para concorrer com o Toyota Yaris Cross. Como o veículo vai utilizar a plataforma CMF-B, deve ser possível desenvolver uma versão eletrificada para ele.
Você acredita que o motor híbrido flex da Renault vai fazer sucesso no Brasil? Deixe nos comentários a sua opinião.
>> Essas são as piores gerações de carros de sucesso
>> Stellantis retoma projeto de carro 100% a etanol no Brasil