Com o intuito de mostrar como se comporta dinamicamente o Dacia Duster 2023, um canal do Youtube, resolveu testá-lo com a prova do alce, aquela em que o carro precisa fazer algumas manobras em uma velocidade superior aos 50 km/h. A ideia inicial era que o modelo cumprisse exatamente o caminho. Mas não deu muito certo.
Agora na sua segunda geração, o Renault Duster também é vendido na Europa com o motor 1.3 turbo a gasolina. Só que diferentemente do brasileiro, o Dacia Duster turbo tem 150 cv de potência. Outra diferença entre os Duster, é o câmbio, pois o modelo vendido no Brasil, conta com uma transmissão do tipo CVT e que simula oito marchas. Já o Dacia utiliza uma transmissão de dupla embreagem de seis marchas.
Os testes feitos pelo canal km77.com, mostraram que o Duster, que conta com controle de tração e estabilidade, não teve uma resposta tão positiva ao final das provas. Vale pontuar que a mesma equipe, já havia testado outra versão do carro, mas da primeira vez era uma variante com motor diesel 1.5 da linha 2021. Em ambos os testes, dois pontos foram ressaltados, um é a atuação do controle de estabilidade e o outro é a suspensão macia.
Veredicto do teste não é tão positivo
Agora, na linha 2023, os resultados não foram tão surpreendentes. O piloto de testes conseguiu contornar os cones com o velocímetro marcando 71 km/h. Ele também tentou com velocidades mais altas, porém, a suspensão impossibilitou o condutor de manter o SUV sob controle. O ESC também atuou fortemente, provavelmente com o objetivo de evitar o capotamento do modelo, dada a velocidade e o centro de gravidade mais alto.
Vale ressaltar que o Renault Duster 1.3 turbo vendido no Brasil, sai de fábrica com airbags frontais, assistente de frenagem de emergência, detector de ponto cego, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e até câmera 360° como seus principais itens de segurança.
>>Próximo Renault Duster ficará entre SUVs compactos e médios
>>Novo Duster vai crescer e ficar mais sofisticado na próxima geração