Pela primeira vez na história, os carros diesel venderam menos que os eletrificados na Europa. Segundo a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis, após o escândalo envolvendo a Volkswagen, os carros diesel sofreram queda e os elétricos e híbridos dispararam nas vendas.
A participação de modelos movidos a diesel chegou em 13,4%, número surpreendente se comparado ao mesmo período de 2022, quando marcou 17,4%. Desse modo, cerca de 15,1% de carros elétricos passaram a rodar pelas estradas europeias. Os híbridos também tiveram um crescimento e atingiram a marca de 24,3%. Já os híbridos plug-in, não tiveram um bom mês e fecharam com apenas 7,9% de participação.
Ainda assim, os carros movidos a gasolina foram os mais comprados. Mais de 379 mil veículos com o propulsor tradicional foram comercializados. Um ganho de 11% em relação ao ano passado. Mesmo com este aumento, os carros a combustão perderam um relativo espaço, enquanto os elétricos ganham cada vez mais adeptos.
Programa Euro 7 chega em 2025
Um dos países europeus que trouxe um dado interessante, foi a Romênia, já que 22,4% dos carros vendidos são movidos a diesel. Para a Associação, a somatória de todos os veículos vendidos, independentemente da motorização, representou um aumento de 17,9% somente no primeiro semestre deste ano. Contudo, este número ainda é menor do que o mesmo período em 2019, um ano antes da pandemia de Covid-19.
Como em 2025 entra em vigor as normas do programa Euro 7, a Associação espera que as montadoras agilizem a transição para uma variedade maior de carros elétricos em seus portfólios. Este projeto tem como intuito diminuir a emissão de poluentes e melhorar a qualidade de vida da população. Vale pontuar que em 2035, todas as fabricantes de carros deverão produzir apenas veículos com emissão zero de gases nocivos.
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