Destaque

5 carros que jogaram fora seu passado

Com mudanças tão radicais, esses carros simplesmente jogaram todo seu legado fora quando ganharam uma nova geração

Hyundai Santa Fe 2025 [divulgação]
Hyundai Santa Fe 2025 [divulgação]

O lançamento da nova geração do Hyundai Santa Fe chamou bastante atenção. Afinal, o modelo rompeu completamente com todo o seu legado anterior e não se parece em nada com o antecessor. Para tanto, só sobrou o logotipo da Hyundai e o nome. E outros carros já passaram por esse intenso processo.

 

Em geral, as montadoras tentam manter elementos do modelo anterior em seu sucessor a fim de criar uma ligação com os compradores anteriores. Ou, em casos como o do Santa Fe e dos outros cinco carros nessa lista, o time de desenvolvimento joga fora tudo que já foi daqueles modelos e cria algo totalmente novo.

Volkswagen Gol

Entre os carros brasileiros, o Volkswagen Gol talvez tenha sido o modelo mais radical nessa mudança. Na transição do tenebroso Gol G4 para a última geração do compacto, ele se transformou completamente. Tudo era novo: de motor a plataforma, passando por elementos de estilo e interior. O único ponto é que ele trazia conexões visuais com o Gol quadrado na traseira

Chevrolet Tracker

A cada mudança de geração, a Chevrolet jogou fora tudo que representava o Tracker. Ele começou sua vida como um Suzuki Grand Vitara rebatizado. Tinha motor diesel, estepe pendurado na traseira e tração 4×4. A segunda geração tentou ser um mini Captiva, enquanto o atual é o SUV do Onix que nada a ver tem com seu antecessor. 

Ford Ka

Nascido para ser um hatch subcompacto de duas portas e divertido, o Ford Ka se transformou na terceira geração. O modelo adotou o estilo de mini Fiesta, ganhou quatro portas e até duas versões sedãs. Antes da mudança, ele era um Fiat 500 com outro estilo na Europa, enquanto no Brasil era um Frankenstein baseado na primeira geração. 

Honda Civic

Depois da oitava geração (conhecida como New Civic), a vida dos sedãs médios nunca mais foi a mesma. Até porque o Honda deixou de ser um dos carros mais caretas que existiam no mercado para ser um ditador de tendências por conta de seu design esportivo e inspirado nos cupês. Até hoje, é uma das gerações mais amadas do Civic.

Nissan Sentra

Se a geração anterior do Nissan Sentra gritava “tem cara de tiozão”, o novo modelo é algo completamente diferente. Inspirado no Kicks e no Versa, o sedã médio tem perfil esguio, esportivo e bem mais refinado do que antes. Nos últimos tempos, a Nissan tem feito revoluções a cada troca de geração do Sentra, apagando seu passado. 


>>5 carros legais da Hyundai que precisam vir ao Brasil

>>Hyundai Santa Fe 2025 é uma gigante quebra de paradigma

>>5 carros que morreram lá fora, mas seguem à venda no Brasil