A Renault sabe que as minivans não fazem mais o sucesso do passado. Por isso, o novo Scenic E-Tech foi projetado como uma combinação de hatch e SUV. O veículo será revelado oficialmente em 4 de setembro, durante o Salão de Munique, mas a montadora francesa divulgou fotos de um protótipo camuflado do modelo, que será o segundo veículo elétrico do segmento C da marca, sendo o outro o Megane E-Tech.
No passado, as famílias costumavam buscar a versatilidade das minivans, que ofereciam muito espaço para bagagem e passageiros. No entanto, ao longo dos anos, os consumidores mudaram seus gostos e agora preferem crossovers, SUVs e picapes, valorizando também a altura elevada do solo e um design mais atraente.
Percebendo essa demanda do mercado, a Renault decidiu transformar o Scenic em um crossover totalmente elétrico. O Scenic E-Tech foi apresentado como conceito no ChangeNOW Summit em Paris, em março deste ano. Esse evento mostrou a intenção da montadora em adotar uma abordagem sustentável e inclusiva para a mobilidade, além de oferecer um design mais moderno. Agora, as fotos divulgadas pela Renault revelam uma silhueta robusta, com linhas inspiradas no novo logotipo da marca.
Dentro do segmento C elétrico, a Renault utilizará a mesma arquitetura CMF-EV que é empregada no Renault Megane E-Tech e no Nissan Ariya. Isso sugere que o Scenic E-Tech terá características semelhantes aos modelos baseados nessa plataforma.
Com data para ser revelado, o novo Renault Scenic E-Tech deve entrar em produção no fim deste ano, com as primeiras entregas programadas para o primeiro trimestre de 2024.
Na Europa, o objetivo da Renault é competir com outros veículos elétricos do mercado, como o Volkswagen ID.4, o Ford Explorer, o Hyundai Ioniq 5 e o Nissan Ariya.
Primeiro carro da Renault feito no Brasil, o Scenic tem uma longa história no mercado brasileiro. No entanto, não há nenhuma confirmação se a versão elétrica será vendida por aqui.
>> Rival do Nivus, Renault Arkana muda visual e mostra o que perdemos
>> Citroën C3 tira zero no Latin NPCAP e é chamado de vergonhoso
>> Honda ADV 2024 ganha nova pintura, mas segue com motor 150