Com sua morte já anunciada e confirmada pela General Motors, o Chevrolet Camaro aproveita o último suspiro para crescer nas vendas. No segundo trimestre de 2023, o muscle-car viu suas vendas dobrarem nos EUA, México e Canadá. No Brasil, em contrapartida, o modelo está despencando.
Segundo dados levantados pelo GM Authority, considerando as vendas de abril, maio e junho somadas, o Chevrolet Camaro teve 9.557 unidades comercializadas nos EUA. Isso significou um aumento de 110,28% se comparado ao mesmo período do ano passado. No acumulado, são 17.337 unidades em 2023 contra 11.255 unidades em 2022.
Apesar do aumento forte, não foi o suficiente para tirar o Chevrolet Camaro da terceira posição em vendas dos muscle-cars. No mesmo período, a Stellantis vendeu 12.904 unidades do Dodge Challenger, enquanto o Ford Mustang teve 10.760 emplacamentos nos EUA. O Mustang recuou 12,22% em relação ao ano passado e o Challenger caiu 11,36%.
Mesmo com resultados positivos para o Camaro, mas negativos para seus rivais, não foi suficiente para a Chevrolet subir ao menos uma posição. No Canadá, ele teve 562 unidades vendidas no mesmo período, com aumento de 69,27%. Já no México foram 21 unidades comercializadas, representando crescimento de 133,33%.
Brasil e futuro
Enquanto isso, o Brasil vê o Chevrolet Camaro despencar nas vendas. Foram vendidas apenas 8 unidades do muscle-car por aqui entre abril e junho. No ano passado, durante o mesmo período, haviam sido emplacados 22 carros. Ou seja, a queda foi de 41,38%. Enquanto isso, Ford Mustang e Porsche 911 dominam o segmento de esportivos aqui.
Vale lembrar que janeiro de 2024 será o último mês de vida do Chevrolet Camaro. O modelo sairá de cena sem deixar um sucessor direto por enquanto. O plano da GM é transformar o nome em uma linha de carros diferentes, sendo o principal um SUV cupê elétrico de duas portas.
>>Ford Maverick Hybrid ficará mais cara que a 2.0 turbo
>>Chevrolet Blazer SS vai atrasar e lançamento no Brasil será adiado