A situação da indústria automotiva brasileira está um tanto quanto conturbada. Prova disso é que, depois que a Volkswagen oficializou a paralização temporária de três fábricas no Brasil, a Chevrolet seguiu na mesma toada. A fábrica de São José dos Campos, onde S10 e Trailblazer são produzidos, terá um turno reduzido.
Segundo informações do site Auto Indústria, a General Motors suspendeu os contratos de 1.200 dos 4.000 funcionários que emprega na planta. A medida tem como objetivo fazer a fábrica funcionar apenas em um turno e reduzir a produção de S10 e Trailblazer durante este período.
A medida deve durar 10 meses a partir de hoje, 3 de julho, quando entra em vigor a paralização de um dos turnos. Há de notar que nos últimos tampos tanto a S10, quanto o Trailblazer, tem perdido volume nas vendas e o estoque alto nas concessionárias e pátio da fábrica da GM podem ter levado a essa decisão.
Contudo, há um outro motivo por trás. A S10 reestilizada já circula em testes no Brasil e deve ser lançada já no próximo ano ou ser revelada ainda em 2023. Afinal, a Chevrolet já afirmou que 2023 será o ano das picapes no Brasil. Até agora lançou a Montana, versão Midnight da S10 e prometeu a estreia da Silverado.
Ou seja, a redução do ritmo da fábrica de São José pode ter relação direta com as mudanças a serem aplicadas na S10 e no Trailblazer. Diferentemente do que aconteceu com a Ford Ranger, que mudou completamente, a nova geração dos utilitários da GM receberá apenas uma reestilização profunda. Ou seja, é possível manter a fábrica rodando e aplicar mudanças.
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