Carros 1.0 fazem parte do nosso dia a dia. São os modelos principais de diversas famílias, carros de aplicativos que nos levam de um lado para o outro ou até de empresas que prestam serviços para nós. Por isso, seu habitat regular é a cidade e, vez ou outra, a estrada. Mas e quando um carro 1.0 invade um circuito?
Durante o GP Seminovos Localiza tivemos a oportunidade de fazer um divertido embate entre Fiat Argo, Volkswagen Gol, Fiat Mobi e Fiat Uno, todos equipados com motor 1.0 aspirado e o resultado foi surpreendente. Claro que eles não são carros rápidos, mas é aí que está a grande questão: levar o modelo ao seu limite.
Dentre todos, o Gol era o mais potente, com 84 cv e 10,4 kgfm de torque, seguido pelo Argo com 75 cv e 10,7 kgfm, enquanto Mobi e Uno ficam mais abaixo. O veterano entregava 75 cv e 9,9 kgfm no mesmo motor 1.0 Fire quatro cilindros aspirado que o Mobi usa, mas por conta de emissões de poluentes, o subcompacto vai com 74 cv e 9,7 kgfm.
Tudo depende de você
Por ter velocidade final mais baixa e pouco torque, o carro 1.0 na pista depende quase que unicamente da habilidade do piloto. Há tempo de pensar nas reações de curva e tentar traçar o melhor caminho nas curvas mais fechadas a fim de conquistar tempo de volta. Tudo se torna uma questão mais mental do que física.
Na pista Wet do Circuito Panamericano no qual realizamos a primeira etapa do GP Seminovos Localiza, as curvas são de baixa velocidade, bem fechadas. Isso fazia com que mudar de trajeto rapidamente e ter habilidade de volante fossem extremamente necessárias.
O que torna a diversão maior é que os carros sempre parecem estar no limite. É preciso afundar o pé no acelerador e prestar atenção ao tempo mais do que necessário para trocar de marcha. Uma troca errada ou tempo demais com a marcha mais baixa do que deveria pode te custar alguns segundos.
Aprendendo a lidar
Um dos grandes pontos que é necessário discutir é que, para aprender a andar forte em um carro forte, é preciso primeiro andar rápido em um carro fraco. Afinal, arriscar para quê? Muitos bons motoristas habituados à cidade, não possuem as mesmas habilidades necessárias para uma boa pilotagem em pista.
Por isso que o carro 1.0 se torna tão importante nesse caso. Eles te ensinam como domar a pista e entender as reações necessárias em um circuito, sem o excesso de velocidade ou força que modelos mais fortes exigiriam. E, mesmo que os números pareçam contrários, as coisas podem ficar bem rápidas.
Confira o divertido resultado do GP Seminovos Localiza e diga nos comentários em qual carro você aposta. E lembre-se: não realize essas atividades em vias públicas. Até porque, segurança é em primeiro lugar. E se você não se arrisca na hora de dirigir um carro, também não se arrisca na hora de comprar um seminovo. Até porque, seminovo é Localiza!
>>Esses são os 5 carros elétricos mais baratos do Brasil
>>Volkswagen vai parar de produzir carros no Brasil temporariamente