Destaque

Porsche confira SUV elétrico acima do Cayenne e mais EVs

Linha de modelos elétricos da Porsche será expandida com Cayenne, Macan, 718 e um novo SUV de grande porte

Porsche Cayenne Coupé [divulgação]
Porsche Cayenne Coupé [divulgação]

Comemorando o crescimento nas vendas em 2,6% em relação ao ano passado, a Porsche anunciou a eletrificação de seus principais produtos, além de um novo SUV de porte grande. O modelo ficará acima do Cayenne e fará parte da nova linha de carros 100% elétricos da Porsche. 

Com objetivo de que mais de 80% de suas vendas sejam feitas por carros elétricos a partir de 2030, a Porsche investirá fortemente na eletrificação. Por isso, Macan, Cayenne e 718 (Boxster e Cayman) se tornarão carros elétricos ao mudarem de geração. Ou seja, o a reestilização recentemente apresentada no Cayenne foi a última do modelo a combustão.

O primeiro modelo a passar por essa conversão será o Macan, que conviverá com seu equivalente a combustão por algum tempo. O SUV elétrico deveria ter sido lançado neste ano, mas atrasos relacionados a falta de componentes empurraram sua estreia para o ano que vem.

Porsche Macan GTS [Auto+ / João Brigato]
Porsche Macan GTS [Auto+ / João Brigato]

A dupla 718 Boxster e 718 Cayman já roda em testes com motorização elétrica e será lançada só em 2025. Por fim, o Cayenne elétrico fechará o ciclo de conversão para eletricidade com lançamento programado para 2026. Com isso, ainda restam três anos de vida para o SUV a combustão.

Por fim, o novo SUV de grande porte da Porsche ainda não tem data para ser lançado. Mas, o projeto K1 está em desenvolvimento desde 2020 e é pensado para mercados como China e EUA. Ele terá mais de 5 m de comprimento, ou seja, será mais de 20 cm mais comprido que o Cayenne.

Porsche 718 Cayman T [divulgação]
Porsche 718 Cayman T [divulgação]

Segundo a Porsche, esse novo SUV terá influências fortes dos sedãs e será o maior carro que a marca alemã já fez em sua história. Alguns rumores indicam que ele pode ter sete lugares, mas a dita inspiração nos sedãs pode fazer com que o modelo assuma um perfil cupê mais esguio do que o do Cayenne Coupé.

>>Macan GTS é o único Porsche que você precisa | Avaliação 

>>Porsche mostra conceito de seu novo supercarro elétrico

>>Porsche aplica aumento de até R$151.000 em 8 carros de uma vez