Curiosidades

5 carros da Chevrolet que só tem esse nome no Brasil

Apesar de serem carros internacionais, esses cinco modelos da Chevrolet só usam esse nome no nosso país oficialmente

Chevrolet Colorado [divulgação]
Chevrolet Colorado [divulgação]

Mesmo carros frutos de projetos globais tendem a passar por alterações específicas para alguns países. O Brasil é um caso bastante comum de adaptação de produtos a fim de atender a gostos específicos do nosso mercado. Mas isso também acontece com o nome de alguns modelos.

Prova disso é que esses cinco carros da Chevrolet só tem esse nome no Brasil. Ou seja, se um dia estiver fora do nosso território e avistar algum desses carros, prepare-se para não ler na traseira o nome que está habituado a ver por aqui.

S10

Chevrolet S10 Midnight [divulgação]
Chevrolet S10 Midnight [divulgação]
Globalmente a atual geração da Chevrolet S10 é vendida como Colorado. Esse é o mesmo nome da picape norte-americana que não tem relação com a nossa caminhonete média. Só que a escolha pelo nome S10 se deu porque a geração anterior usava esse nome e tinha boa fama no Brasil.

Tracker

Chevrolet Tracker [divulgação]
Chevrolet Tracker [divulgação]
Quando a Chevrolet pegou o Suzuki Grand Vitara e passou a vendê-lo como se fosse um carro seu, o nome Tracker foi o escolhido. Como o carro tinha uma fama positiva no Brasil, a marca da gravata dourada resolveu manter o nome em seu novo SUV compacto, globalmente vendido como Trax. Hoje, Tracker e Trax são carros totalmente diferentes.

Cruze Sport6

Chevrolet Cruze Sport6 RS [Auto+ / João Brigato]
Chevrolet Cruze Sport6 RS [Auto+ / João Brigato]
Prestes a sair de linha, o Chevrolet Cruze Sport6 só tem esse nome no Brasil. Em outros países, a montadora resolveu adotar um nome bem mais simples: Cruze Hatch. A ideia de vendê-lo como uma alternativa mais esportiva ao Cruze sedã fez com que todas as versões sempre fossem vendidas com para-choques esportivos.

Onix Plus

Chevrolet Onix Plus [divulgação]
Chevrolet Onix Plus [divulgação]
Nascido como um modelo brasileiro, mas depois remanejado para ser um dos carros globais da GM, o Chevrolet Onix Plus só adota esse sobrenome no Brasil. A maioria dos países em que o modelo está presente, seu nome é simplesmente Onix. O motivo? O hatch não existe em muitos mercados. No máximo o nome usado é Onix Sedan, mas Onix Plus é só no Brasil.

Omega

Chevrolet Omega Suprema (divulgação)

Produzido pela divisão australiana Holden (que faliu recentemente) o Chevrolet Omega era vendido do outro lado do oceano como Holden Commodore. Como Chevrolet, o modelo adotou o nome SS nos EUA. Curiosamente, o nome Omega pertencia à Opel, que hoje é parte do grupo Stellantis. Ou seja, nunca mais teremos um Chevrolet Omega.

>>Volkswagen vai cortar o câmbio manual de seus carros na Europa

>>5 carros que a internet ama criticar, mas que vendem muito

>>6 carros que ficaram mais tempo em linha sem trocar de geração