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Hyundai Creta N Line: o que tem de bom, tem de feio | Avaliação 

Versão esportivada N Line é um grande paradigma: é a com melhor custo-benefício do Hyundai Creta, mas a mais feia

Hyundai Creta N Line [Auto+ / João Brigato]
Hyundai Creta N Line [Auto+ / João Brigato]

Nos últimos tempos, o Hyundai Creta tem crescido bastante nas vendas e periga ser o SUV mais vendido do Brasil em 2023. Por isso, estava na hora de testar novamente o modelo para entender de onde vem toda essa preferência nacional. E, para isso, escalei o esportivado N Line e tive uma grata surpresa: é o melhor de todos os Creta. 

Por R$ 171.590, o Hyundai Creta N Line entrega o motor certo em um pacote de itens de série que antes estava disponível somente para o gastão motor 2.0 aspirado. Aliás, ja vai a dica: o Creta 1.0 turbo anda igual ao 2.0 aspirado, mas gasta a metade — ainda que os dois motores não sejam nada econômicos.

Só que essa versão não escapou de algumas mancadas. A primeira é a a inexplicável ausência de piloto automático adaptativo, te obrigando a ir para o modelo 2.0 por conta desse item. A segunda é o visual. O Creta de segunda geração, definitivamente, não é um carro bonito e a versão N Line evidencia isso. 

Hyundai Creta N Line [Auto+ / João Brigato]
Hyundai Creta N Line [Auto+ / João Brigato]

Só que uma semana convivendo com o SUV compacto me fez esquecer totalmente sua feiura. Afinal, suas qualidades passam por cima do controverso visual e, no final das contas, ele te conquista. Mas, afinal, o que o Creta tem de tão bom assim?

Opção certa

A versão N Line corrigiu um grande defeito que o Hyundai Creta com motor 1.0 tinha: falta de equipamentos. O modelo esportivado é muito recheado para sua faixa de preço. Traz itens como teto solar panorâmico, faróis full-LED, frenagem autônoma de emergência, seis airbags, controle de tração e estabilidade.

Hyundai Creta N Line [Auto+ / João Brigato]
Hyundai Creta N Line [Auto+ / João Brigato]

Há ainda chave presencial, farol alto automático, sistema de câmeras 360°, câmeras de auxilio a ponto cego, sistema de alerta ou manutenção de faixa, ar-condicionado digital de uma zona, bancos revestidos em couro, banco do motorista com ventilação, carregador de celular por indução e central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay conectado via cabo.

Esteticamente, o N Line se diferencia de outros Creta pelos detalhes. O para-choque frontal é mais esportivo com entradas de ar maiores e friso preto conectando a grade e os faróis. Na traseira, ele recebe difusor central e saída dupla de escape. Há ainda teto preto, colunas cinza e rodas de liga-leve de 17 polegadas com desenho de esfiha.

Hyundai Creta N Line [Auto+ / João Brigato]
Hyundai Creta N Line [Auto+ / João Brigato]

Sensação extra

Um dos pontos que mais me surpreendeu no Creta N Line é que o visual controverso também cria um efeito diferente. Literalmente. Ele se destaca nas ruas e comumente as pessoas acham que ele é mais caro do que de fato é. Muitos chutavam preços acima de R$ 200 mil, não os R$ 171.590 que a Hyundai pede por ele.

Boa parte disso está no visual do interior. A cabine parece sofisticada e refinada. Não  há elementos macios ao toque como os presentes no Jeep Renegade ou no CAOA Chery Tiggo 5X. Só que os plásticos usados são de qualidade e a aparência é de um carro mais sofisticado e caro.

Hyundai Creta N Line [Auto+ / João Brigato]
Hyundai Creta N Line [Auto+ / João Brigato]

Na versão N Line, o SUV compacto recebeu acabamento todo em preto. O constraste entre texturas diferentes cria uma atmosfera muito agradável. Junte isso ao couro dos bancos e do volante, de muito mais qualidade que a media da categoria, e terá alguns dos motivos pelos quais o Creta custa o que custa.

A maior diferença do N Line ficou por conta do volante esportivo vindo diretamente do i20 N, que combinou com a cabine, mas ficou devendo base reta. Painel de instrumentos parcialmente digital é o mesmo das demais versões, ficando azul no modo de condução normal, verde em eco e vermelho em Sport.

Já a central multimídia merece diversos elogios. É fácil de mexer, tem tela larga e que reproduz o Apple CarPlay por completo. Além disso, é rápida e com qualidade de resolução tão boa quanto a VW Play, referencia na categoria. Curioso até é a presença de um compilado de sons da natureza (incluindo um café lotado).

Quase no andar de cima

Honda HR-V e Hyundai Creta são SUVs compactos, mas que beliscam o segmento de médios no quesito tamanho (e preço, em algumas situações). O coreano tem 4,30 m de comprimento, 1,79 m de largura, 1,63 m de altura e entre-eixos de 2,61 m. E essas medias extras são refletidas na cabine.

O Creta é muito espaçoso. Motorista conta com uma boa quantidade de regulagens, o que o permite sentar bem alto ou baixo, de acordo com a preferência. Já os passageiros traseiros ficam altos, mas as pernas esticadas permitem aproveitar melhor a área e o espaço, tornando a vida tranquila la atrás. 

O porta-malas conta com 422 litros muito bom aproveitados. Como a tampa é baixa, o piso do porta-malas fica completamente plano em relação à entrada de cargas, sem degrau. Já o estepe de tamanho padrão ocupa um bom espaço, que poderia ter suas laterais aproveitadas com porta objeto. 

Hyundai Creta N Line [Auto+ / João Brigato]
Hyundai Creta N Line [Auto+ / João Brigato]

Ronquinho de esportivo ele tem

Debaixo do capô temos um motor 1.0 três cilindros turbo flex de 120 cv e 17,5 kgfm de torque que dá conta suficientemente do Creta. É um motor que vibra bastante e ronca mais alto do que deveria para um modelo como ele. Mesmo com pegada esportivada, o ronco áspero e estridente não combina com o SUV.

Nas saídas, o motor demora a acordar, sendo irritantemente letárgico em uma rampa de estacionamento. Parece faltar fôlego ou necessitar reduzir uma marcha para que ganhe vida — mesmo estando em primeira. Mas, fora isso, é um carro esperto o restante do tempo. 

Hyundai Creta N Line [Auto+ / João Brigato]
Hyundai Creta N Line [Auto+ / João Brigato]

Saídas fortes soa fácies para ele, assim como renomadas mais animadas. É um motor com bastante torque e energia, lidando bem com o peso extra do Creta em relação ao HB20. Problema só que não é econômico. Durante a semana de testes, o Creta fez 5,3 km/l na cidade e 10,7 km/ na estrada com etanol.

Oficialmente a Hyundai declara 8,2 km/l na cidade e 8,9 km/l na estrada. Mas o resultado foi bem diferente. Isso porque o câmbio automático de seis marchas tenta a todo tempo priorizar consumo, até no modo Sport. Ele tem complexo de CVT, ou seja, derruba a rotação do motor sempre que julgar necessário.

Hyundai Creta N Line [Auto+ / João Brigato]
Hyundai Creta N Line [Auto+ / João Brigato]

Isso faz com que o Creta rode com giro baixo o tempo todo, trocando de marcha desesperadamente a fim de atingir um consumo mais moderado. Ao menos, ao pisar forte no acelerador, o cambio acorda rápido e reduz quantas marchas forem necessárias sem medo.

Conforto é o nome do meio

Apesar da pompa de esportivo vinda da versão N Line, a pegada do Hyundai Creta segue sendo o conforto. O modelo foi pensado para carregar famílias por horas em sua cabine sem que ninguém reclame de nada. A suspensão absorve muito bem os impactos e relevos do solo, trabalhando em silencio.

Mas não espere qualquer tipo de aptidão off-road vinda do Hyundai Creta. O máximo que ele encara é uma estrada de terra batida com algumas reclamações. Sua maior aventura é o shopping. E nesse ambiente inóspito, a direção mostra uma característica curiosa.

Hyundai Creta N Line [Auto+ / João Brigato]
Hyundai Creta N Line [Auto+ / João Brigato]

Ela trabalha com uma interessante firmeza o tempo todo, privilegiando uma tocada mais parecida com os Volkswagen e próxima ao que o brasileiro tende a preferir em geral. Mas, ao engatar a ré para fazer uma manobra, a direção instantaneamente fica muito mais leve: mais um auxilio junto das excelentes câmeras 360°.

Por falar em tecnologia, o sistema de manutenção em faixa merece elogio. A Hyundai permite manter o alerta sonoro ou a correção de volante de fato. Ambos trabalham com suavidade sem irritar o motorista, mostrando que esse tipo de tecnologia precisa auxiliar, não punir. Mas faltou o piloto automático adaptativo…

Hyundai Creta N Line [Auto+ / João Brigato]
Hyundai Creta N Line [Auto+ / João Brigato]

Veredicto

O Hyundai Creta N Line é um grande paradigma sobre rodas. Ao mesmo tempo em que é o SUV compacto mais feio à venda no Brasil, é um dos melhores modelos em sua categoria. Com dirigibilidade agradável, sensação de ser um carro mais caro do que é, bom conjunto mecânico e boa lista de itens de serie, ele é uma compra certa.

É o tipo de carro que vai te fazer feliz na hora de dirigir e agradar aos que viajam com você. Só é preciso engolir o visual controverso. Mas, como você não olhará para a frente ou traseira dele enquanto estiver dirigindo, é só ignorar esse detalhe. Porque o Creta N Line é tão bom, que me fez esquecer disso.  

Hyundai Creta N Line [Auto+ / João Brigato]
Hyundai Creta N Line [Auto+ / João Brigato]

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