A Stellantis tem um grande desafio para resolver em uma de suas principais fábricas. Devido à escassez de semicondutores, a fábrica de Melfi, na Itália, está enfrentando grandes adversidades. Com apenas 50% da sua capacidade de produção, a fábrica também sente os efeitos da diminuição da demanda pelo Jeep Renegade e Compass, por conta da grande concorrência de outros SUVs no mercado europeu.
Em um esforço para lidar com essas preocupações e garantir o futuro da fábrica, sindicatos representando cerca de 7 mil trabalhadores solicitaram uma reunião com a administração. O objetivo é discutir o plano de negócios da planta de Melfi com a Stellantis, explorar estratégias para aumentar os volumes de produção, diversificar o portfólio de produtos e assegurar os empregos.
A escassez de semicondutores tem causado forte instabilidade na indústria automotiva, obrigando os fabricantes a implantar cortes e suspensões de produção. A fábrica de Melfi, com capacidade diária de cerca de 1.600 veículos, teve sua produção reduzida para apenas 800 unidades por dia, graças a esse problema.
Além disso, a queda de interesse dos consumidores, causa preocupação, o que faz a Stellantis pensar em uma reavaliação da estratégia de produção e da sustentabilidade da operação a longo prazo.
Apesar dos problemas atuais, a fábrica de Melfi tem potencial para crescimento. A Stellantis planeja lançar quatro novos modelos elétricos, com o primeiro previsto para sair da linha de produção em 2024. Esses veículos, construídos na nova plataforma STLA Medium, representam uma mudança significativa no rumo da mobilidade elétrica. Notavelmente, a linha poderia incluir modelos como o novo Lancia Gamma e o Opel Manta. No entanto, os sindicatos permanecem preocupados de que esse projeto sozinho possa não oferecer emprego pleno para os 7 mil trabalhadores da fábrica.
Diante das incertezas em relação ao futuro da fábrica, os sindicatos buscaram reunião com a administração para tratar das suas preocupações e encontrar soluções para garantir a força de trabalho e aumentar os volumes de produção. Com os quatro modelos elétricos previstos para renderem cerca de 80.000 unidades anuais combinadas, os sindicatos destacam a necessidade de medidas adicionais para garantir os empregos.
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