Destaque

Toyota Yaris Cross é flagrado em testes no Brasil pela primeira vez

Próximo grande lançamento da Toyota no Brasil, o Yaris Cross começou a ser testado no país para chegar em 2024

Volkswagen up pote de sorvete [reprodução]
Volkswagen up pote de sorvete [reprodução]

O Toyota Yaris Cross está entre nós. Poucas semanas após ser apresentado na Indonésia, o futuro SUV nacional da marca japonesa já está em testes no Brasil. O SUV foi flagrado nesta sexta-feira pelo amigo Renan Melo, do canal GT Autos, que cedeu gentilmente as fotos para o Auto+.

Apesar da camuflagem pesada, é possível reconhecer os traços do modelo. O modelo foi flagrado em testes em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Vale lembrar que, embora a Toyota tivesse sua fábrica na cidade, a planta está sendo desativada e vai fechar as portas até novembro deste ano.

Portanto, pode ser apenas uma coincidência o carro estar sendo testado por lá, já que o centro de desenvolvimento da empresa já está no interior paulista. Sobre o carro, ainda há poucas informações, mas é possível notar que ele terá um porte próximo ao do Hyundai Creta, por exemplo, com seus 4,31 metros de comprimento.

Flagra do Toyota Yaris Cross [divulgação]
Flagra do Toyota Yaris Cross [Renan Melo/Canal GT Autos]
O conjunto mecânico também será novo e diferente do utilizado pelo Corolla e Corolla Cross. A tendência é que o Yaris Cross utilize um motor 1.5 híbrido, enquanto os modelos maiores utilizam o 1.8 híbrido. Ele também será flex e terá como missão ser o modelo com essa tecnologia mais barato do Brasil.

Mesmo nome, mas Yaris Cross diferentes

Apesar de ter o mesmo nome do SUV europeu, o Yaris Cross lançado na Indonésia é completamente diferente. Mais simples, ele utiliza a plataforma DNGA (Daihatsu New Global Architecture). Como seu próprio nome diz, ela é produzida pela Daihatsu, marca de baixo custo do grupo Toyota. Isso mostra o desenvolvimento mais simples no modelo. Essa base também é conhecida como TNGA-B.

Toyota Yaris Cross [reprodução]
Toyota Yaris Cross [reprodução]
A versão europeia foi descartada para o Brasil, pois seria muito caro fabricá-la por aqui, o que inviabilizou o projeto. Já o novo modelo indonésio, por ser mais simples, acaba se adequando melhor aos mercados emergentes, como o brasileiro.  

>> Toyota SW4 deve ganhar um irmão menor e mais barato

>> Yaris Cross da Lexus será revelado nos próximos dias

>> Volkswagen Polo surpreende e quase supera Strada entre os mais vendidos