5 carros de 7 lugares que poderiam brigar com o C3 Aircross no Brasil

Com o mercado de carros de 7 lugares crescendo no Brasil e no mundo, que outros modelos poderiam vir para brigar com o Citroën C3 Aircross?

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Citroën C3 Aircross [divulgação]

Já reparou que nos últimos tempos a oferta de carros de 7 lugares está aumentando? A Jeep lançou o Commander, a Citroën anunciou o novo C3 Aircross, a Chevrolet vai renovar a Spin e mais uma enxurrada de modelos nessa configuração de assentos está vindo. Mas e que outros modelos assim estamos perdendo?

Reunimos nessa lista 5 modelos diferentes que poderiam complementar esse segmento de carros de 7 lugares no Brasil. Coincidentemente ou não, ou eles são SUVs, ou tem influências diretas dos SUVs em seu visual. Nenhum deles, por enquanto, está cotado para o Brasil, vale lembrar. Mas bem que poderiam…

Renault Triber

carros de 7 lugares
Renault Triber [divulgação]
De alguma maneira milagrosa, a Renault conseguiu fazer com que sete pessoas coubessem em um Kwid. Espichando até o limite de 4 metros de comprimento, o Renault Kwid se transformou na minivan Triber. Tal qual o hatch do qual ela deriva, há plástico preto na parte inferior da carroceira como influência dos SUVs.

O interior é bem mais sofisticado do que o do Kwid, ainda que ela use o mesmo painel de instrumentos digital (só que não) do hatch compacto. Atualmente é vendida somente com motor 1.0 três cilindros aspirado de 72 cv. Há opção de transmissão automatizada de embreagem única, mas que prontamente seria rejeitada no Brasil.

Hyundai Grand Creta / Alcazar

Hyundai Grand Creta [divulgação]
Hyundai Grand Creta [divulgação]
De todos os carros de 7 lugares da lista, o único que não tem explicação de ainda não ser vendido no Brasil é o Hyundai Grand Creta, também conhecido como Alcazar. O modelo nada mais é que a versão espichada do Creta, com dois lugares extras no porta-malas e traseira sem as horrorosas lanternas divididas do SUV brasileiro.

Lá fora ele é vendido com motor 2.0 quatro cilindros aspirado do Creta Ultimate e do N-Line Night Edition. Há também opção de um 1.5 quatro cilindros turbo de 160 cv que seria mais do que bem vindo no Brasil. Para mercados que podem vender carros diesel sem tração 4×4, o Alcazar oferece um 1.5 quatro cilindros turbo de 115 cv.

Toyota Innova Hycross

Toyota Innova [divulgação]
Toyota Innova [divulgação]
Anteriormente construída sobre a plataforma da Hilux, a Toyota Innova recentemente ganhou uma nova geração derivada diretamente do Corolla. Como outros carros de 7 lugares da lista, ela tem plásticos pretos na parte inferior da carroceria como influência direta dos SUVs. 

Por ser derivada diretamente do Corolla, a Innova tem o mesmo conjunto mecânico do sedã e do Corolla Cross. Versões de base contam com o 2.0 quatro cilindros aspirado de 177 cv e 20,1 kgfm de torque. Já a opção híbrida usa também um motor 2.0 e sobe a potência para 186 cv – bem melhor que o Corolla Hybrid brasileiro com 122 cv.

Kia Carens

minivan Spin
Kia Carens [divulgação]
Depois de um hiato de três anos, a Kia Carens voltou ao mercado, mas agora focada em mercados de baixo custo. Desenvolvida na Índia e produzida também no Vietnã, ela é construída sobre a mesma plataforma do Hyundai Creta, ela tem um estilo caixote bem semelhante ao do C3 Aircross.

Os motores variam de acordo com o mercado, mas a Kia Carens traz um 1.4 turbo e três opções de 1.5 quatro cilindros: aspirado a gasolina, turbo a gasolina e turbo diesel. O câmbio também muda de acordo com o motor, podendo ser manual de seis marchas, automático também de seis marchas, dupla embreagem de sete marchas ou CVT.

Dacia Jogger

Sandero
Dacia Jogger [divulgação]
Até o momento na lista tivemos três minivans e um SUV, mas há ainda espaço para uma perua de sete lugares. Vendida pela subsidiária de baixo custo da Renault na Europa, a Dacia Jogger é a terceira geração da perua do Sandero e do Logan. Contudo, diferentemente dos modelos anteriores, ela adotou nome próprio e vestiu a roupa aventureira do Stepway.

Com espaço para sete pessoas por conta do entre-eixos alongado e do teto espichado, a Dacia Jogger poderia facilmente se converter em um produto Renault e não brigar com os SUVs que a marca tem hoje. Teria, aliás, mais potencial que a Triber. Lá fora tem motor 1.0 três cilindros turbo ou aspirado, além de uma versão 1.6 híbrida. 

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