Como mostramos por aqui, o elétrico Chevrolet Bolt EUV (versão SUV do Bolt) acaba de ser lançado no Brasil, mesmo que o modelo já esteja programado para deixar de ser fabricado nos Estados Unidos ainda em 2023. A marca de origem americana tinha ainda mais dois lançamentos brasileiros programados para este ano, o Blazer e o Equinox, ambos totalmente elétricos. Contudo, a má notícia é que eles atrasarão e só estarão disponíveis no nosso mercado em 2024.
Anúncio oficial
Embora tenham sido esperados para este ano, a própria Chevrolet diz que eles só chegarão em meados de 2024. Também foi informado pela montadora que o primeiro deles a ser lançado por aqui será o Blazer EV, enquanto o Equinox EV virá em seguida para atuar como opção mais barata.
Em território brasileiro eles serão os primeiros modelos da empresa a serem equipados com a nova plataforma Ultium, dedicada para carros totalmente movidos a eletricidade. Em um comunicado recente, a Chevrolet já havia dito, inclusive, que a estrutura de desenvolvimento brasileira está contribuindo para a criação de carros elétricos globais da marca, como o próprio Blazer EV.
Ele deverá ter autonomia acima dos 500 km, mesmo trazendo uma proposta um pouco mais esportiva. Já o Equinox EV deve ter uma autonomia de mais de 480 km, mas focará mais no conforto, além de ter também um preço mais baixo por conta de seu porte e segmento mais modestos.
A marca diz ainda que outros modelos EVs (Electric Vehicles) estão em fase de estudo para o mercado local. Conforme já mencionamos aqui no Auto+, a General Motors (grupo do qual a Chevrolet faz parte) demonstrou interesse em até mesmo ter uma produção nacional de modelos elétricos no Brasil em um futuro próximo.
Chevrolet Blazer EV
Infelizmente ainda não foi dito qual versão ou conjunto mecânico será oferecido no Brasil. Por conta de ser um elétrico importado e certamente com um preço bem alto, não seria surpresa se o modelo fosse ofertado por aqui em configuração única.
Lá fora ele tem disponibilidade de tração dianteira, traseira ou nas quatro rodas. Na versão mais esportiva, a SS, são generosos 565 cv de potência e 89,5 kgfm de torque, acelerando de 0 a 100 km/h em menos de 4 segundos. A autonomia divulgada para essa versão é de 466 km, mas muda nas outras opções.
A 1LT entrega 398 km, passando para 472 km na 2LT com pacote de baterias, e chegando aos 515 km na RS. Considerando que aqui no Brasil a Chevrolet comentou em uma autonomia acima de 500 km, a versão RS pode ser a escolhida para o portfólio brasileiro da marca.
Chevrolet Equinox EV
Nos Estados Unidos o modelo será vendido em duas alternativas de conjunto mecânico. A primeira tem cerca de 213 cv e 33,5 kgfm, configurado com uma tração dianteira. Já em opção mais refinada o SUV entrega em torno de 291 cv e 47,8 kgfm, aliado à tração integral.
Da mesma forma que o irmão maior Blazer EV, o Equinox EV ainda não teve detalhes importantes revelados para o mercado brasileiro. O preço também é desconhecido, mas se o Bolt EUV foi disponibilizado por R$ 279.990, podemos esperar um valor bem acima disso.
>> Com data para sair de linha, novo Chevrolet Bolt EUV é lançado no Brasil
>> Chevrolet Montana segue atropelando S10 e Ranger em abril
>> Chevrolet Cruze já tem data para sair de linha definitivamente