Provando que é a terra da caçamba, a Argentina tem quatro caminhonetes médias na lista dos carros mais vendidos de abril. Contrastando com o Brasil, que tem em seu top 10 apenas a Fiat Strada, os hermanos colocaram Toyota Hilux, Volkswagen Amarok, Ford Ranger e até mesmo Nissan Frontier dentro do top 10.
Em abril, segundo informações da Acara (representante das concessionárias da Argentina) divulgadas pelo Motor1 Argentina, o carro mais vendido do país vizinho segue sendo o Fiat Cronos. O sedã compacto produzido localmente conta com incentivos fiscais e está na ponta há um certo tempo.
Só que o forte avanço do Peugeot 208 tem colocado em risco a liderança do sedã do Argo. No final das contas, se 208 ou Cronos forem líderes, o dinheiro vai para o mesmo cofre: da Stellantis. A predileção dos argentinos por modelos da Peugeot foi o incentivo necessário para que o 208 deixasse de ser fabricado aqui para ir ao país argentino.
Apenas para critério de comparação, mesmo sendo um mercado gigantescamente maior, Peugeot 208 e Fiat Cronos venderam, respectivamente, 2.101 unidades e 3.442 unidades em março. Números foram fornecidos pela Fenabrave. Mas, vale ressaltar, até o momento do fechamento desta matéria os números de venda do Brasil para abril não foram divulgados.
Coroa na caçamba
Só que o grande destaque do mercado argentino são as caminhonetes. A Toyota Hilux é o terceiro carro mais vendido do país, com 2.368 unidades, sendo seguida de perto pela Volkswagen Amarok com 2.139 unidades. O notável é que Amarok e Frontier são as menos vendidas de suas categorias no Brasil, mas na Argentina o jogo é outro.
Mitsubishi L200 Triton e Chevrolet S10, que vendem mais que as caminhonetes de Nissan e Volkswagen, não ficam no top 10 por lá. A Ford Ranger, tal qual no Brasil, é a terceira picape média mais comercializada. Outro ponto notável são as vendas fortes do Renault Kangoo, um equivalente do Fiat Fiorino que inexplicavelmente não é vendido no Brasil.
Carros mais vendidos da Argentina em abril
1. Fiat Cronos – 3.470 unidades
2. Peugeot 208 – 3.386 unidades
3. Toyota Hilux – 2.368 unidades
4. Volkswagen Amarok – 2.139 unidades
5. Ford Ranger – 1.867 unidades
6. Toyota Etios – 1.803 unidades
7. Renault Kangoo – 1.398 unidades
8. Toyota Yaris – 1.007 unidades
9. Renault Sandero – 985 unidades
10. Nissan Frontier – 916 unidades
>>GWM anuncia caminhonete híbrida flex feita no Brasil