Destaque

Toyota confessa que trapaceou em teste de colisão do Yaris

Para evitar uma nota ruim, a Toyota decidiu burlar as regras da avaliação e modificou uma peça do modelo na Ásia

Hyundai Sonata N-Line 2024 [divulgação]
Hyundai Sonata N-Line 2024 [divulgação]

A Toyota teve uma atitude bastante polêmica na Tailândia. Para evitar que o Yaris Sedan produzido no país asiático fosse mal na nota do teste de colisão, a fabricante decidiu modificar a porta de algumas unidades do carro. Essa manipulação foi admitida pela marca na última semana, por meio de um comunicado.

Na nota, a empresa diz que a Daihatsu, que pertence à empresa, alterou a porta de 88 mil unidades do Yaris. Foi feito uma modificação na peça para evitar que a parte interna quebrasse. Com isso, o risco de ferimento aos ocupantes é minimizado durante o acionamento do airbag.

No entanto, apesar de ser uma manipulação grave, ela não chegou a afetar os carros que foram vendidos. Isso porque apenas as unidades de homologação sofreram essa modificação. O que é ainda pior, já que os clientes da marca tiveram acesso a um veículo pior do que o esperado, além de ser menos seguro.

Toyota Yaris tailandês [divulgação]
Toyota Yaris tailandês [divulgação]
Ex-CEO da empresa e descendente dos fundadores da marca, Akio Toyoda, sabendo da gravidade da situação, fez uma manifestação pública sobre a crise. Disse que a empresa vai realizar uma investigação criteriosa, e que se compromete a entender o mais rápido possível o que aconteceu na fábrica tailandesa, além de garantir que isso não irá acontecer novamente.

Ao que tudo indica, foi a Daihatsu que descobriu a fraude. Uma denúncia interna fez a marca descobrir a fraude, o que desencadeou toda a crise no grupo Toyota. Segundo a fabricante, as autoridades regulatórias já foram avisadas e novos testes de segurança serão feitos, para garantir que tudo está dentro dos conformes.

Toyota Yaris tailandês [divulgação]
Toyota Yaris tailandês [divulgação]
Ainda não é possível calcular qual será o impacto da fraude na reputação da Toyota. Caso seja descoberto que outros modelos sofreram algum tipo de manipulação, o resultado pode desencadear uma enorme crise. Vide o que a Volkswagen sofreu no caso da fraude das emissões dos motores diesel, que gerou um problema em todo o grupo, com enormes perdas financeiras.   

>> Os 5 carros mais bizarros que a Toyota já produziu

>> Toyota anuncia investimento de R$ 1,7 bilhão para produzir SUV

>> Volkswagen desiste do Tiguan Allspace em favor de um novo SUV