O Governo de São Paulo estuda isentar o IPVA de carros elétricos e híbridos. Segundo o Automotive Business, durante visita à fábrica da GWM, em Iracemápolis, o governador Tarcísio de Freitas anunciou que pretende eximir esses veículos da carga tributária já a partir de 2024.
O movimento do estado paulista é curioso, já que se contrapõe ao pleiteado por entidades como a Anfavea. Representante das fabricantes que produzem no país, a entidade defende o aumento da taxação desses veículos, ao retomar o imposto de importação, por exemplo.
Apesar de pedir essa taxação, a Anfavea pretende que haja incentivos para que os modelos elétricos sejam feitos no Brasil, para movimentar a economia local e até gerar novos empregos. Como hoje esses modelos não pagam imposto de importação, não há nenhum veículo elétrico fabricado no território brasileiro.
No entanto, o governador de São Paulo pensa de maneira diferente. A iniciativa idealizada por seu governo visa reduzir, ou mesmo eliminar, o pagamento do IPVA dos carros elétricos para torná-los mais competitivos no mercado. Em contrapartida, isso poderia fazer São Paulo se solidificar como centro de produção de veículos eletrificados no Brasil.
Afinal, a Toyota produz no estado paulista o Corolla e o Corolla Cross híbridos, que são os veículos com essa motorização mais baratos do país, e já confirmou que vai produzir um outro carro híbrido flex. Além dela, a GWM se prepara para fabricar em Iracemápolis seus modelos eletrificados.
Fica a expectativa sobre quais serão os próximos passos da medida, já que o governador não deu mais explicações até o momento.
>> Toyota anuncia investimento de R$ 1,7 bilhão para produzir SUV