Apesar de ainda serem novidade no mercado, os Fiat Fastback e Pulse já tem data para mudar. A dupla de SUVs compacto da marca italiana será reestilizada em 2025 e terá, pela primeira vez, opção de teto solar. As versões Abarth serão as mais beneficiadas nessa mudança.
Fontes ligadas à Stellantis revelaram com exclusividade ao Auto+ que a Fiat já trabalha nas primeiras mudanças de Pulse e Fastback para o Brasil. Os modelos receberão importantes alterações eletrônicas para agregar mais equipamentos de série e modernizar os já presentes. De quebra, o visual será modificado para marcar as novidades.
Os dois modelos receberão para-choques novos, tanto na frente, quanto na traseira. O Pulse deve adotar lanternas com desenho interno diferente e luz de LED também na seta e na ré, algo que só o Fastback possui. A cabine terá mudanças de revestimento e, finalmente, deve ter o porta-luvas alinhado – algo que hoje nenhum Pulse ou Fastback têm.
Atendendo a pedidos não atendidos
A novidade mais interessante que a Fiat terá em Pulse e Fastback será a inclusão de teto solar. Por anos, a Fiat foi uma das raras marcas que ofereciam esse item em quase todos os seus modelos. Nos tempos áureos, Palio, Grand Siena, Punto, Bravo, Idea e até mesmo o 500 tinham teto solar. Hoje, só a Toro em uma versão e o 500 possuem o item.
Com o advento de Pulse e Fastback tomando uma fatia mais alta de mercado, a Fiat viu a demanda pelo item se fortalecer. Por isso, os dois receberão o teto de vidro retrátil junto da reestilização. Ainda não se sabe como o sistema funcionará, mas é possível que seja uma grande folha de vidro só na dianteira com possibilidade de abertura total ou parcial.
Como a estrutura frontal do teto de Pulse, Fastback, Cronos e Argo é idêntica, isso abre possibilidade para que o hatch compacto e o sedã de entrada também recebam o teto solar como uma opção. É uma chance pequena, afinal, o teto solar pode ser justamente o grande diferencial de Pulse e Fastback que fará o cliente migrar de categoria.
Implementos tecnológicos
Outra mudança importante que a Fiat fará em Pulse e Fastback na linha 2026, a ser lançada em 2025, será na eletrônica. Eles receberão piloto automático adaptativo como grande destaque – item que o SUV cupê deve ao seu rival direto, o Volkswagen Nivus. Haverá também alerta de ponto cego.
Os atuais aparatos eletrônicos receberão importantes melhorias, especialmente no assistente de manutenção em faixa o qual tem atuação imprecisa e bruta. A frenagem autônoma de emergência passará a reconhecer pedestres e ciclistas, além de funcionar de maneira mais efetiva.
Em time que está ganhando, não se mexe
A gama de motores não será alterada nem no Pulse 2026, muito menos no Fastback 2026. Já as versões passarão por mudanças, mas antes mesmo da reestilização e especificamente no Fastback. O SUV cupê perderá a versão Limited Edition Powered by Abarth que, como o próprio nome indica, é um tapa buraco até o Abarth de fato aparecer.
Pulse seguirá com as variantes Drive (manual e CVT), Audace, Impetus e Abarth, enquanto o Fastback seguirá sem a Drive. O principal motor da dupla é o 1.0 três cilindros turbo de 130 cv e 20,4 kgfm de torque ligado a um câmbio CVT. Para os Abarth, o 1.3 quatro cilindros turbo de 185 cv e 27,5 kgfm de torque é a opção ligada ao câmbio automático de 6 marchas.
O Pulse de entrada usa uma versão aspirada desse motor, especificamente o 1.3 Firefly quatro cilindros de 107 cv e 13,7 kgfm de torque. Existe uma grande chance de que a versão manual deixe de existir por conta da maior demanda pelo modelo automático e também para abrir mais espaço ao Argo Trekking.
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