Em busca de mais força no mercado europeu e em uma tentativa de renovar sua linha de produtos, a Mitsubishi buscou o caminho mais fácil. Ao invés de desenvolver seus próprios modelos, ela recorreu à boa e velha Engenharia de Emblema para compor sua nova linha de compactos com ASX de segunda geração e o novo Colt.
Assim como o novo Mitsubishi ASX não passa de um Renault Captur de segunda geração com logotipos trocados, o novo Colt será um Clio japonês. Só que, diferentemente do que se esperava, não haverá qualquer tipo de alteração visual entre Clio e Colt, a não ser pelos logotipos trocados. A receita é a mesma aplicada no novo ASX.
Os teasers divulgados pela Renault deixam claro que Clio e Colt serão idênticos. Inclusive, o rival de Volkswagen Polo e Peugeot 208 nascerá já com a reestilização que a Renault prepara para o Clio. No teaser, é possível ver que os feixes de LED do farol se conectam à luz inferior no para-choque. É quase como a luz diurna de LED dente de leão / sabre do Peugeot 208.
Construído sobre a plataforma modular CMF-B, que será usada pelo futuro SUV compacto brasileiro da Renault, o Mitsubishi Colt terá versões híbridas. O Clio conta com opção 1.6 aspirada híbrida de 145 cv que deve ser usado pelo Mitsubishi. Há também um 1.0 três cilindros turbo de 91 cv, que estará no SUV brasileiro, mas com mais potência.
A Mitsubishi prometeu que o novo Clio…quer dizer, o Colt, virá recheado de itens de série, incluindo painel de instrumentos totalmente digital e sistemas de auxílio de condução, como frenagem autônoma de emergência. Colt e Clio serão fabricados juntos em Bursa, na Turquia.
Vale ressaltar que não há a menor chance de o modelo compacto ser vendido no Brasil. Quer seja como Renault e muito menos como Mitsubishi.
>>Mitsubishi ASX 2023 nem finge não ser um Renault
>>Renault Sandero sai de linha no Brasil de vez, mas Stepway fica