Sem fazer muita diferença no mercado, o Renault Sandero acabou de sair linha no Brasil, marcando um novo plano da montadora no país. O hatchback já não estava sendo fabricado há meses, mas continuou à venda enquanto seus estoques ainda existiam. Mas o seu irmão aventureiro Stepway fica, já que a marca os separou.
Com o passar do tempo alguns modelos deixam de ser tão significantes para suas montadoras, e é exatamente isso que aconteceu com o Sandero. Com a última atualização importante recebida em julho de 2019, a Renault foi deixando-o cada vez mais de lado, até que sua morte finalmente chegou.
O fim depois de 15 anos
O hatchback compacto da montadora francesa foi lançado no Brasil em dezembro de 2007. Com isso, esse ano ano iria completar 16 anos de mercado, caso não tivesse saído de linha. Posicionado logo acima do Clio (e posteriormente do Kwid), o modelo atuava como uma opção de baixo custo da Renault.
Depois de ter feito muito sucesso por aqui, o Sandero começou a perder muitas vendas com a chegada de novos produtos em sua categoria, que eram mais modernos e não custavam muito a mais que ele. Se tornou, no fim da vida, carro de Uber.
A Renault até tentou modernizá-lo com a reestilização na linha 2020, mas na verdade, ele foi perdendo público aos poucos. A versão com câmbio CVT, que então era uma novidade no lançamento em julho de 2019, saiu de linha em dezembro do ano seguinte, após baixa procura. Foi um verdadeiro fracasso.
Há um bom tempo o Sandero era vendido só na versão S Edition. Disponível somente com motor 1.0 flex aspirado, ela entregava até 82 cv e 10,5 kgfm, aliado a uma transmissão manual com 5 marchas.
Stepway e Logan ainda vivos
Em outubro do ano passado a montadora lançou o Stepway com esse conjunto mecânico citado acima. Foi exatamente nesse momento que a novidade decretou o fim da produção da linha Sandero, já que o aventureiro agora não carrega mais esse nome. Ele é chamado só de Renault Stepway.
O Stepway 1.0 parte de R$ 79.990, menos que os R$ 83.190 cobrados pela finada versão S Edition do Sandero. Também vale dizer que, embora bem defasado em relação aos concorrentes, o sedã compacto Logan ainda continua sendo vendido nas concessionárias da marca. Neste caso o preço inicial é de altíssimos R$ 89.560, mesmo com motor 1.0 aspirado.
Novos planos da Renault
O fim do Sandero tem um motivo claro: a Renault já havia anunciado que deixaria de investir tanto nos modelos de entrada, passando a focar na linha mais sofisticada. Essa é uma transição que muitas empresas estão adotando, pois a linha mais básica gera menos lucros, enquanto as mais refinadas (e caras) proporcionam uma faixa de lucro mais alta.
Sendo assim, o Logan também não deve durar muito tempo em nosso país, assim como a linha Stepway que não alcança bons números de vendas pelo mesmo motivo do sedã: estar defasado em relação à concorrência, que em sua maior parte é muito mais moderna.
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