Destaque

Nova geração do VW Passat não terá mais versão sedã

A Volkswagen já confirmou que a nova geração do Passat chegará ao mercado em setembro, mas agora só na carroceria perua, sem versão sedã

Flagra Volkswagen Passat [CarScoops]
Flagra Volkswagen Passat [CarScoops]

O Brasil sempre conheceu o Volkswagen Passat como um sedã grande. Mas, por incrível que pareça, o famoso modelo da marca agora deixará de ter a versão de três volumes. A montadora já confirmou que sua nova geração chega em setembro e será vendida exclusivamente como perua.

O mercado automotivo brasileiro não oferta mais o Passat desde agosto de 2020, enquanto os Estados Unidos fabricaram a última unidade do modelo em janeiro de 2022. Vale lembrar que o Passat americano era um modelo diferente. Contudo, na Europa a Volkswagen segue vendendo-o normalmente, inclusive com planos próximos de uma nova geração.

De acordo com o site Automotive News Europe, o chefe da montadora alemã, Thomas Schäfer, declarou que a próxima geração do Passat (conhecida como B9) terá suas primeiras entregas realizadas já em setembro de 2023, embora ainda nem tenha sido revelado.

Flagra Volkswagen Passat [CarScoops]
Flagra Volkswagen Passat [CarScoops]

Sai sedã, fica só perua

Enquanto o primo do Passat, o Skoda Superb manterá versões com carroceria sedã, essa opção agora ficará indisponível no modelo da VW. Isso porque para o lugar do sedã, a Volkswagen terá o elétrico ID.7. Vale lembrar que infelizmente as peruas não vingaram no Brasil, mas na Europa elas são motivo de muito sucesso.

Prova disso é que o Passat foi o carro médio mais vendido no continente europeu no ano passado, com 66.621 unidades. O segundo lugar ficou justamente com o seu primo Superb, que teve 45.042 exemplares comercializados. Boa parte dessas vendas foi feita pela perua.

Volkswagen Passat GTE [divulgação]
Volkswagen Passat GTE [divulgação]

Flagra da nova geração

Fotos capturadas da nova linha sendo testada não entrega muitos detalhes. Analisar as imagens talvez te cause estranheza, e com razão, já que a Volkswagen aplicou alguns adesivos no modelo para disfarçar as novidades, fingindo ser da atual geração.

A frente será bem mais afilada e mais próxima dos carros elétricos da marca, provavelmente com uma fita de LED unindo as lanternas sobre uma peça pintada em black piano. O para-choque empregará uma boca maior e mais esportiva, como mostra a projeção criada pelo site CarScoops.

Projeção Volkswagen Passat B9 [CarScoops]
Projeção Volkswagen Passat B9 [CarScoops]
Uma outra projeção, desta vez do site Kolesa, indica como pode ser a traseira do novo Passat, incluindo o desenho de lanternas já conhecido nos modelos da linha ID. Os detalhes do para-choque também ficam mais esportivos. Lanternas conectadas, como no Nivus, devem aparecer na perua.

O conjunto mecânico deve ser o último a combustão no modelo. E, ao que tudo indica, sempre composto por um sistema híbrido. Pode ser leve de 48V ou mais sofisticado, como um híbrido plug-in (que é recarregado na tomada).

Projeção Volkswagen Passat B9 [Kolesa / Nikita Chuyko]
Projeção Volkswagen Passat B9 [Kolesa / Nikita Chuyko]
Desenvolvida em conjunto com a Skoda, essa nova geração mostra uma aproximação maior entre as montadoras do mesmo grupo, segundo dito pelo próprio Schäfer. Como o antigo local de produção do modelo (em Emden, na Alemanha) agora fabrica elétricos, o Passat B9 deverá ser fabricado em Bratislava, capital da Eslováquia.

>> Volkswagen apresenta o ID.Aero 100% elétrico

>> VW tem 2 Polo, 3 Passat, 3 T-Cross e 2 Jetta vendidos simultaneamente

>> Volkswagen Passat de baixo custo sai de linha nos EUA