O Brasil sempre conheceu o Volkswagen Passat como um sedã grande. Mas, por incrível que pareça, o famoso modelo da marca agora deixará de ter a versão de três volumes. A montadora já confirmou que sua nova geração chega em setembro e será vendida exclusivamente como perua.
O mercado automotivo brasileiro não oferta mais o Passat desde agosto de 2020, enquanto os Estados Unidos fabricaram a última unidade do modelo em janeiro de 2022. Vale lembrar que o Passat americano era um modelo diferente. Contudo, na Europa a Volkswagen segue vendendo-o normalmente, inclusive com planos próximos de uma nova geração.
De acordo com o site Automotive News Europe, o chefe da montadora alemã, Thomas Schäfer, declarou que a próxima geração do Passat (conhecida como B9) terá suas primeiras entregas realizadas já em setembro de 2023, embora ainda nem tenha sido revelado.
Sai sedã, fica só perua
Enquanto o primo do Passat, o Skoda Superb manterá versões com carroceria sedã, essa opção agora ficará indisponível no modelo da VW. Isso porque para o lugar do sedã, a Volkswagen terá o elétrico ID.7. Vale lembrar que infelizmente as peruas não vingaram no Brasil, mas na Europa elas são motivo de muito sucesso.
Prova disso é que o Passat foi o carro médio mais vendido no continente europeu no ano passado, com 66.621 unidades. O segundo lugar ficou justamente com o seu primo Superb, que teve 45.042 exemplares comercializados. Boa parte dessas vendas foi feita pela perua.
Flagra da nova geração
Fotos capturadas da nova linha sendo testada não entrega muitos detalhes. Analisar as imagens talvez te cause estranheza, e com razão, já que a Volkswagen aplicou alguns adesivos no modelo para disfarçar as novidades, fingindo ser da atual geração.
A frente será bem mais afilada e mais próxima dos carros elétricos da marca, provavelmente com uma fita de LED unindo as lanternas sobre uma peça pintada em black piano. O para-choque empregará uma boca maior e mais esportiva, como mostra a projeção criada pelo site CarScoops.
Uma outra projeção, desta vez do site Kolesa, indica como pode ser a traseira do novo Passat, incluindo o desenho de lanternas já conhecido nos modelos da linha ID. Os detalhes do para-choque também ficam mais esportivos. Lanternas conectadas, como no Nivus, devem aparecer na perua.
O conjunto mecânico deve ser o último a combustão no modelo. E, ao que tudo indica, sempre composto por um sistema híbrido. Pode ser leve de 48V ou mais sofisticado, como um híbrido plug-in (que é recarregado na tomada).
Desenvolvida em conjunto com a Skoda, essa nova geração mostra uma aproximação maior entre as montadoras do mesmo grupo, segundo dito pelo próprio Schäfer. Como o antigo local de produção do modelo (em Emden, na Alemanha) agora fabrica elétricos, o Passat B9 deverá ser fabricado em Bratislava, capital da Eslováquia.
>> Volkswagen apresenta o ID.Aero 100% elétrico
>> VW tem 2 Polo, 3 Passat, 3 T-Cross e 2 Jetta vendidos simultaneamente