Em novembro do ano passado a Stellantis finalmente trouxe a nova geração do Peugeot 2008 ao Brasil, mas infelizmente só na versão totalmente elétrica. Só que hoje, ele se posiciona em uma faixa de preços elevada e destinada a um público bem nichado, justamente por ser movido somente a eletricidade. E isso vai mudar em breve.
Enquanto o continente europeu já desfruta da nova geração do SUV compacto a combustão desde o lançamento em 2019, para nós restou somente a geração passada do modelo. Por seguir muitos anos sem atualizações verdadeiramente significantes, o Peugeot 2008 vendido no Brasil está bem defasado em relação aos seus concorrentes.
Mesmo que bastante atrasado, a boa notícia é que a versão com motor a combustão deve ser ofertada também em nosso mercado. Quem nos dá essa pista é uma unidade de testes do modelo a combustão que foi flagrada exclusivamente pelo Auto+ em dezembro de 2022.
Vai mudar de novo na Europa
Como os europeus já contam com essa nova geração desde 2019, por lá já está na hora de o modelo receber algumas atualizações visuais. E isso deve acontecer já em 2024 ou até mesmo no final de 2023, pois duas unidades de testes foram flagradas pelo site autoevolution na Romênia.
As fotos mostram que possivelmente as alterações serão discretas, já que se trata apenas de uma reestilização, e não de uma nova geração. Até porque o visual do Peugeot 2008 é bem acertado, moderno e refinado, assim como grande parte dos outros carros atuais da marca francesa.
O conjunto óptico dianteiro deve ficar ligeiramente diferente, mas sem alterar a característica identidade de LED que já equipa o modelo atual. Pela quantidade de camuflagem presente na iluminação traseira, é provável que as lanternas de LED também sejam alteradas, podendo receber até mesmo uma fina faixa de LED interligando as duas peças. O curioso é que ele rodava com rodas de aço de Jeep Renegade Custom, que já foi vendido no Brasil.
O motor que não temos
Lá na Europa o novo Peugeot 2008 utilizará o já conhecido motor 1.2 turbo PureTech, este que pode receber o sistema híbrido-leve de 48V, segundo rumores. Contudo, a chance de termos esse conjunto mecânico na versão brasileira é extremamente baixa.
A nossa versão elétrica do SUV, chamada de e-2008, conta com um propulsor de 136 cv e 26,5 kgfm, dispondo de baterias de 50 kWh. Já para a versão a combustão brasileira, é quase certo que a Stellantis utilizará os conjuntos mecânicos conhecidos da Fiat e Jeep, como o 1.0 turbo de até 130 cv e 20,4 kgfm. Há uma chance remota de ele usar também o 1.3 turbo de até 185 cv e 27,5 kgfm.
O motor menor (1.0 T200) é sempre aliado a uma transmissão automática do tipo continuamente variável (CVT) com simulação de 7 marchas. Já o 1.3 T270 que equipa modelos como Renegade, Compass, Commander e Toro, dispõe de um câmbio automático convencional de 6 velocidades quando aliado à tração dianteira.
A Peugeot ainda não confirmou a vinda da versão a combustão para o nosso país, mas considerando os testes de rodagem flagrados pelo Auto+ na Rodovia dos Bandeirantes, em São Paulo, tudo indica que o lançamento acontecerá.
Pode ser que o modelo desembarque por aqui no segundo semestre de 2024 ou no início de 2025, e com certeza já deverá incluir as atualizações visuais que serão aplicadas primeiramente nos países europeus.
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