O grupo Stellantis anunciou o lançamento de dois novos veículos elétricos pela Fiat ainda em 2023. Desde então, rumores começaram a surgir de que um deles seria um pequeno SUV chamado de Fiat 600, o mesmo nome utilizado por um hatchback subcompacto da marca há muitos anos.
O modelo ainda era mera especulação, até que foi flagrado pelo site CarScoops recentemente. Apesar de bastante camuflado, é possível perceber alguns detalhes do SUV, inclusive o volante e um pedaço do interior.
Nem é preciso olhar muito o design do protótipo para perceber que ele se assemelha muito com o Fiat 500e (totalmente elétrico) vendido aqui no mercado brasileiro, porém em uma carroceria mais bombada de SUV.
Flagra do Fiat 600
Primeiramente o modelo foi visto durante testes de rodagem em áreas extremamente frias no inverno, em fevereiro. Agora o possível Fiat 600 foi flagrado novamente, desta vez na Alemanha. Os dois modelos visivelmente estão sendo testados em uma versão 100% elétrica.
Entretanto, há a possibilidade de que a Fiat inclua também uma motorização híbrida na versão final do SUV compacto. Ele deve utilizar a mesma base CMP do Jeep Avenger (apelidado de mini Renegade), do Citroën C3 brasileiro e do Peugeot 208. Com isso, o motor a combustão pode ser o mesmo 1.2 PureTech turbo dos franceses.
No caso do seu primo da Jeep e dos parentes Peugeot e Citroën (as três marcas são do grupo Stellantis), alguns mercados são contemplados apenas com a configuração movida totalmente a eletricidade. Já outros ganham a opção de powertrain elétrico. Não haverá versão híbrida de fato.
O que ele deve contar é com um sistema híbrido-leve que foi anunciado para esse motor PureTech da Peugeot. Essa se torna mais uma das possibilidades de motorização que o Fiat 600 (nome ainda não oficial) utilizará fora da Europa.
A unidade de testes encontrada pelo site CarsCoops deve estar equipada com um motor elétrico dianteiro, rendendo 156 cv e 26,5 kgfm. Considerando o porte modesto do modelo, imagina-se que o desempenho seja bom, sobretudo pelo torque instantâneo do propulsor elétrico e pelo histórico desse conjunto nos elétricos da Peugeot.
As baterias podem (e muito provavelmente serão) ser as mesmas equipadas no Avenger, com capacidade de 54 kWh e entregando uma autonomia de até 400 km, de acordo com o ciclo misto europeu WTLP.
Ainda não se sabe exatamente como a Fiat posicionará esse modelo inédito no mercado, podendo ser um substituto do 500X (SUV baseado no hatch 500) ou até mesmo uma espécie de novo Argo/Punto.
Também não sabemos ainda se o futuro modelo da Fiat será vendido no mercado automotivo brasileiro. Mas, caso isso aconteça, é provável que o 600 demore para chegar às lojas da montadora por aqui.
>> Fiat 500 baixa de preço para o menor valor da história no Brasil
>> Fiat 500 será o próximo lançamento da Abarth depois do Pulse
>> Ainda bem que a eletrificação não estragou o Fiat 500 | Avaliação