Esperado há quase um ano, o Dodge Challenger na versão SRT Demon 170 foi finalmente revelado pela tradicional montadora americana. Mesmo depois de alguns motores explodindo durante o desenvolvimento.
Infelizmente a marca do Grupo Stellantis já deixou claro que essa será a última versão do Challenger produzida com o motor Hemi a combustão, e por isso decidiu criar a série especial de veículos Dodge “Last Call” (“última chamada” em português).
A nova versão do legítimo muscle car americano é simplesmente o Dodge mais rápido produzido até hoje nos 123 anos de história da marca.
Exorbitantes
O grandalhão motor 6.2 V8 supercharged recebe uma grande diferença em relação aos outros Challenger produzidos anteriormente. Ao invés de gasolina, pela primeira vez o propulsor Hemi bebe um combustível chamado de E85, composto por 85% de etanol e 15% de gasolina pura.
Como sabemos, o etanol permite que a potência alcançada seja maior, e com isso a configuração SRT Demon 170 atinge incríveis 1.039 cv aos 6.500 rpm e 130,6 kgfm em 4.200 rpm.
De acordo com a fabricante, caso esteja abastecido com E10 (que conta com 10% de etanol e 90% de gasolina) o icônico esportivo entrega 912 cv e 112 kgfm. Apesar de serem mais modestos que o desempenho máximo entregue pelo Challenger SRT, ainda são dados impressionantes.
Para saber qual potência está disponível (variando de acordo com o teor de etanol no combustível), há um ícone de uma bomba de combustível no painel de instrumentos. Ela fica branca quando um limite de 20% de etanol é detectado (versão mais mansa) e azul quando toda potência e torque são entregues, identificando mais de 65% de etanol.
A transmissão é automática convencional (com conversor de torque) e possui 8 velocidades. Já a tração é somente traseira, como em um característico muscle car americano.
Desempenho igualmente surpreendente
A prova de 0 a 100 km/h que conhecemos, que no mercado americano é 0 a 96 km/h (60 mph) por conta da unidade de medida diferente, é realizada em somente 1,66 segundo no Challenger SRT Demon 170.
No percurso de um quarto de milha (400 m) homologado pela NHRA (um órgão que certifica as arrancadas nos Estados Unidos), são necessários somente 8,91 segundos. Nessa prova, o Demon passa a 243,3 km/h (aproximadamente 151,17 mph).
Por incrível que pareça, ele recebeu uma carta de violação do órgão, já que percorreu os 400 m antes de 9 segundos sem ter uma gaiola de segurança no interior ou um paraquedas traseiro para ajudá-lo a frear. Os itens de desempenho extremo podem, inclusive, serem comprados através do “Dodge Direct Connection”, a marca de peças de performance da marca.
Motor que explode
Durante as tentativas de criar um motor com mais de 1.000 cv, a Stellantis estava fazendo com que o motor explodisse, o que acabou atrasando o lançamento da versão mais invocada do modelo.
De acordo com informações do The Detroit Bureau, o chefe da Dodge, Tim Kuniskis, na época comentou que a edição especial seria revelada em breve caso eles conseguissem parar de fazer os motores explodirem.
Vale dizer também que a maioria das peças do motor original foram trocadas para que o Hemi agora comporte tamanha potência e torque. Poucos itens sobraram da outra motorização.
Caro e exclusivo
A versão de despedida do Challenger a combustão deve ser vendida por 96.666 dólares (R$ 506.906 na conversão direta atual), um valor que combina com o nome Demon (demônio, em português).
De acordo com a Dodge, o planejamento inclui a produção de apenas 3.300 unidades, sendo 300 para o Canadá e o restante para os Estados Unidos, onde a marca foi fundada em 1900, no estado de Michigan.
Contudo, vale dizer que o número de unidades disponíveis acabará definido pela capacidade de produção da marca. Isso porque o início da fabricação do Challenger especial será realizada em julho de 2023, com término no dia 31 de dezembro do mesmo ano.
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