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Gol só morreu porque a VW da Alemanha quis

Depois de 42 anos na ativa, o Volkswagen Gol morreu por uma decisão controversa da matriz

VW Volkswagen Gol Last Edition [divulgação]
Volkswagen Gol Last Edition [divulgação]

Um dos modelos mais icônicos do Brasil, o Volkswagen Gol, nos deixou na virada do ano depois de 42 anos de serviços. Mas essa história poderia ser bem diferente se a VW da Alemanha tivesse aprovado uma simples mudança nele.

Segundo apuração do Motor1 Argentina, o Volkswagen Gol morreu por conta de um processo chamado BMG, ou em bom alemão, Baumustergenehmigung. Essa sigla é usada para um processo de aprovação dos departamentos de design, homologação, engenharia, vendas e jurídico.

Todo carro do grupo Volkswagen que passará por modificações ou lançado de maneira inédita precisa passar por essa aprovação. O Gol falhou em conseguir a aprovação da sigla para receber controle de tração e estabilidade.

Volkswagen Gol e Polo Track [Auto+ / João Brigato]
Volkswagen Gol e Polo Track [Auto+ / João Brigato]

O estranho é que a Saveiro tem esse item, enquanto o Gol não. Isso se deu por conta da aprovação do BMG para a alteração no projeto da Saveiro muito antes do pedido feito para a mudança no Gol. 

Como o Gol já era um projeto bem velho e fora da estratégia da Volkswagen para modelos eletrificados e SUVs, não fez sentido para a Alemanha aprovar uma modificação no veterano. Além disso, a marca se prepara para lançar o projeto 246, popularmente conhecido como Gol SUV e desvendado pelo Auto+.

Volkswagen Gol SUV (246) [Auto+ / Overboost]
Volkswagen Gol SUV (246) [Auto+ / Overboost]

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