Aos que se empolgaram com a nova geração do Toyota Yaris em versão sedã e esperavam pelo hatch, temos uma má notícia. A marca japonesa congelou o desenvolvimento do novo Yaris hatch por enquanto e vai apenas fazer mais uma reestilização em seu modelo voltado a mercados de baixo custo.
A informação vem da revista tailandesa Headlight Mag, a qual descobriu que a Toyota desistiu de fazer um novo Yaris hatch por enquanto. A ideia é vender o sedã em nova geração e dar apenas um tapa no visual do modelo menor. Com isso, um novo Yaris hatch só surgirá em 2025, quando for a hora do sedã ser reestilizado.
Isso se deu por conta das vendas bem mais altas do modelo três volumes em relação ao hatch no sudeste asiático. No Brasil, a situação é completamente oposta. O sedã vendeu 15.783 unidades em 2022 contra 26.614 unidades do hatch no mesmo período, segundo dados da Fenabrave.
Por um tempo, houve rumores de que a Toyota teria desistido de fazer o novo Yaris no Brasil. Contudo, a marca já prometeu novos híbridos para o nosso país e tem em desenvolvimento um novo motor 1.5 para ser usado no Yaris e em um inédito SUV compacto. O que pode acontecer é um movimento de substituição.
Yaris ou SUV?
O Yaris hatch pode ser mantido como está por mais tempo ou receber a reestilização programada para o sudeste asiático aqui no Brasil. Enquanto isso, o sedã será totalmente renovado e já é certa a produção da nova geração por aqui. A chegada do SUV compacto pode fazer com que o Yaris hatch perca espaço em nosso mercado.
Some isso à falta de investimento de outras divisões da Toyota no modelo pelo mundo e o futuro do Toyota Yaris em carroceria hatch parece ainda nebuloso.
>>Nissan lançará 27 carros híbridos e 19 elétricos até 2030
>>Toyota Yaris 0km com visual de 1960 sai por R$ 160 mil
>>Grand Corolla Cross de 7 lugares está nos planos da Toyota