Destaque

VW Taos 2024 reestilizado ganha motor 2.0 TSI e tração 4x4

Por enquanto exclusivo da China, o novo Volkswagen Taos 2024 com motor mais potente já foi cogitado para o Brasil

Taos 2024
Volkswagen Tharu 2024 [divulgação]

Antecipando as mudanças que ocorrerão no Volkswagen Taos 2024, o Tharu reestilizado foi apresentado na China com uma importante novidade. Além do visual reformulado, revelado na semana passada pelo Auto+, o SUV médio agora traz opção de motor 2.0 TSI e tração nas quatro rodas, chamada de 4MOTION pela VW.

Mais moderno e refinado do que antes, o visual do novo Volkswagen Tharu deve ser seguido parcialmente pelo Taos 2024 quando for reestilizado para o Brasil. Isso porque os SUVs chineses da Volkswagen contam com faróis divididos internamente em dois andares – linguagem de estilo que não é aplicada globalmente.

Além disso, desconsiderada a reestilização, Tharu e Taos já eram modelos sutilmente diferentes: traseira e interior eram idênticos, mas a frente de um não seguia sequer uma linha do outro. Inclusive o modelo chinês reestilizado só recebeu agora a grade frontal com friso iluminado, algo que o Taos já possui há tempos.

Taos 2024
Volkswagen Tharu 2024 [divulgação]
No SUV reestilizado, os faróis ganharam prolongamentos nas laterais tal qual o Tiguan, enquanto o para-choque traz estilo mais esportivo. O visual dessa peça mescla elementos do Nivus e do T-Cross, com um toque do falso quebra-mato presente no SUV médio vendido no Brasil. 

A traseira revela lanternas conectadas que são quase certas para o Volkswagen Taos 2024 quando começar a ser produzido na Argentina. A peça é conectada por um friso preto, tal qual Nivus e T-Cross. Contudo, diferentemente de seus primos, há um filete luminoso. Para-choque traz friso cromado inspirado no novo Virtus.

Volkswagen Tharu 2024 [divulgação]
Volkswagen Tharu 2024 [divulgação]

Tchau acabamento ruim

Por dentro, porém, é que houve uma gigantesca evolução. O acabamento ruim do Taos foi substituído no Tharu por uma cabine bem mais refinada. Há material macio em toda parte superior do painel e das portas. A faixa de couro do painel e das portas ficou maior, além de receber uma nova integração visual entre maçaneta e saídas de ar.

O SUV médio recebeu uma nova central multimídia de 12 polegadas, que no Brasil rodará o sistema VW Play. Além disso, o painel de instrumentos de 10,25 polegadas foi atualizado com tela de melhor definição e mais rápida. O volante herdado do Nivus agora traz botões touch, que já estão no Taos vendido por aqui.

Volkswagen Tharu 2024 [divulgação]
Volkswagen Tharu 2024 [divulgação]
O interessante é que os chineses são bem ousados quanto às cores. O novo Tharu tem duas opções de azul para a carroceria. Até mesmo na cabine há opção de couro azul ou branco com rosê. No Brasil, dificilmente teremos algo além de um revestimento preto. Se a Volkswagen for muito ousada, tons de marrom podem aparecer. 

Taos 2.0 TSI

A gama de motores foi também renovada. O 1.4 TSI quatro cilindros turbo de 150 cv e 25,5 kgfm de torque foi trocado pelo novo 1.5 TSI EVO de 160 cv e 25,5 kgfm de torque. Contudo, o destaque vai para o 2.0 TSI de 186 cv e 32,6 kgfm de torque. Essa variante possui opção de tração nas quatro rodas, chamada de 4MOTION pela Volkswagen.

Volkswagen Tharu 2024 [divulgação]
Volkswagen Tharu 2024 [divulgação]
Ambos os motores usam transmissão automatizada de dupla embreagem com sete marchas para controlar o Tharu. Interessante seria ver um Taos R-LIne no Brasil com motor 2.0 TSI, mas nesse acerto mais fraco. Assim, ele não brigaria diretamente com o Tiguan R-LIne, que uma hora deve voltar. Além de bater de frente com o 1.3 turbo do Jeep Compass.

>>VW Taos 2024 ganha visual mais ousado para conter Corolla Cross

>>Volkswagen Polo Track 1st Edition reforça o jeito de novo Gol

>>Fiat Fastback Impetus vs VW Nivus Highline | Comparativo