Aos poucos os segredos sobre a Volkswagen Saveiro 2024 vão sendo descobertos. Prova disso, é que a projeção feita pelos parceiros da página Mentiras Automotivas foi atualizada com algumas importantes novidades sobre a picape compacta. Uma delas é que não será só Taos que vai influenciar a nova Saveiro, mas também o Polo Track.
Um detalhe que havia escapado na primeira projeção era a mudança no capô da nova Saveiro. Ela vai ganhar um degrau na parte próxima à grade frontal – tal qual o Taos. A ideia é dar mais altura visual à caminhonete compacta, ajudando na robustez. Os vincos do capô também ficarão mais marcados.
Além disso, os faróis não serão aproveitados da atual caminhonete, ajudando ainda mais a afastar da imagem do aposentado Gol. Eles terão recorte mais forte na parte interna, se assemelhando ao Polo Track. Inclusive, Polo Track e Saveiro serão os únicos carros de projeto novo da Volkswagen a não usar faróis full-LED.
Grade frontal larga e para-choque em X são o jeito de trazer valor agregado à Saveiro dando a ela uma cara de Taos. Frisos duplos na grade frontal se conectam visualmente aos faróis. O flagra não mostra, mas é possível que ela ganhe faróis de neblina de LED do Nivus, que funcionarão também como luz diurna – ao menos na versão Cross.
Na traseira, lanternas pretas com nova lente interna. Haverá também o nome Saveiro no meio da tampa da caçamba, acompanhada por uma faixa preta. Mudanças no para-choque também são esperadas, assim como uma renovação completa no interior. Há chance de receber painel digital mais simples das versões Comfortline dos SUVs da VW.
Saveiro turbo?
Hoje a Saveiro é o único carro da Volkswagen vendido no Brasil que usa o motor 1.6 MSI quatro cilindros aspirado. Ano passado, o motor foi recalibrado para render 116 cv e 16,1 kgfm de torque. Foi uma diminuição frente aos 120 cv e 16,8 kgfm de antes por conta das leis de emissões de poluentes. Só que o 1.6 MSI ainda é usado para exportação.
Para o Brasil, contudo, rumores mostram a possibilidade de a Saveiro ganhar o motor 170 TSI do Polo. O 1.0 três cilindros turbo entrega 116 cv e 16,8 kgfm de torque, ou seja, exatamente a mesma potência do motor 1.6 atual. A vantagem está no torque idêntico ao que ela possuía antes da mudança causada pelo Proconve.
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