Depois de um hiato de um ano, Honda Civic e Toyota Corolla voltarão a brigar no Brasil. Contudo, a batalha agora será feita no mundo dos eletrificados, visto que o Civic híbrido será vendido por aqui por R$ 244.990. Diferentemente de antes, porém, ele virá da Tailândia, não mais sendo produzido no Brasil.
O novo Honda Civic 2023 é maior que a geração anterior em todos os parâmetros, exceto altura e porta-malas. Ele cresceu 4,2 cm no comprimento, atingindo 4,67 m e 3 cm mais largo chegando a 1,80 m. Na altura, agora tem 4,13 tal qual a geração anterior, mas um milímetro mais baixo que o anterior. Já o entre-eixos cresceu 3,5 cm e atingiu 2,73 m.
O porta-malas agora carrega 495 litros, uma diminuição frente aos 525 litros que o modelo antigo oferecia. A Honda mexeu bastante no visual do modelo, baixando o capô em 2,5 cm e recuando a coluna A em 5 cm com o objetivo de deixar a frente mais longa e melhorar a visão do motorista.
Eletrificado
Diferentemente da geração anterior que era oferecida com motores 2.0 aspirado ou 1.5 turbo, o Honda Civic 2023 vem somente híbrido. O sistema e:HEV traz um motor 2.0 quatro cilindros aspirado de 143 cv e 19,1 kgfm de torque com eficiência energética de 41% que funciona como gerador para o sistema elétrico.
Contudo, em algumas situações específicas, o motor a combustão pode atuar em conjunto ao elétrico, como em acelerações fortes ou na estrada (onde o elétrico seria pouco eficiente). O que verdadeiramente empurra o novo Civic é o motor elétrico de 184 cv e 32,1 kgfm de torque. Como resultado, ele faz 18,3 km/l na cidade e 15,9 km/l na estrada.
A Honda ainda trouxe um novo modo Sport que deixa o acelerador mais responsivo e também adiciona um ruído simulado no interior por meio do Active Sound Control para dar uma sensação mais esportiva ao modelo. O Civic híbrido traz ainda o Active Noise Control que funciona como cancelamento de ruídos internos.
O Civic e:HEV também passou por um pesado trabalho de isolamento acústico com mantas sonoras em pontos estratégicos para se tornar o sedã médio mais silencioso da categoria.
Honda Sensing
Na parte tecnológica, o Honda Civic 2023 vem bem servido. Ele traz de série o Honda Sensing com frenagem autônoma de emergência, piloto automático adaptativo sistema de manutenção em faixa com controle aprimorado em curvas, farol alto automático e sistema de compensação de vento lateral e que evita o carro sair da trajetória ao passar um caminhão.
Ele é o primeiro carro da Honda no Brasil a contar com airbag lateral na traseira, totalizando oito bolsas de ar. Além dos airbags duplos obrigatórios, entram para a conta os dois laterais dianteiros, dois laterais traseiros e os dois de cortina. A lista de itens de série ainda traz bancos dianteiros elétricos para motorista e passageiro, chave presencial e ar digital de duas zonas.
A central multimídia nova tem 9 polegadas e conexão com Android Auto e Apple CarPlay. Há novos atalhos personalizáveis na parte inferior e interface usada pelos Honda fora do Brasil, ou seja, uma central bem mais avançada que a de City e HR-V. Ela é combinada ao sistema de som Bose com 12 alto-falantes.
Cores
Como é típico da Honda, a gama de cores do Civic híbrido no Brasil é bastante comedida. As cores metálicas são Cinza Basalto e Prata Platinum. Já com acabamento perolizado há o Branco Topázio e o Preto Cristal. Ou seja, o novo Civic não tem nenhuma cor sólida ou qualquer tom que fuja da escala de tons entre preto e branco.
A cor do revestimento do couro das portas e bancos varia de acordo com a carroceria. O Civic branco tem interior cinza claro. Já as cores prata, cinza e preto trazem acabamento totalmente em preto na cabine.
>>Honda lança ‘Biz’ elétrica e outras duas motos urbanas
>>HR-V barato? Honda prepara SUV compacto de baixo custo
>>Playstation Civic? Honda e Sony oficializam nova marca