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Captur brasileiro deve morrer, mas Renault trabalha em Grand Captur

Renault Captur europeu reestilizado deve chegar em 2023, coincidindo com a morte do brasileiro, mas vem ai um Captur de 7 lugares

Renault Captur europeu [divulgação]
Renault Captur europeu [divulgação]

Enquanto na Europa, o Renault Captur é um sucesso e tem sobrevida garantida, aqui no Brasil o seu futuro está por um triz. Com vendas pífias em 2022 e encerramento da produção na Rússia, que fornecia componentes para o Brasil, o SUV compacto deve morrer por aqui, enquanto lá fora será renovado e ganhará até uma versão de sete lugares.

Segundo dados da Fenabrave, o Renault Captur vendeu 3.007 unidades em 2022, mas as vendas têm caído fortemente nos últimos meses. Em dezembro, por exemplo, ele vendeu só 75 unidades. Foi menos que o Porsche Macan, que custa mais do que o dobro, e emplacou 87 unidades no último mês do ano.

Comparando ao Duster, que vendeu 22.690 unidades em 2022 com 2.268 vendas só em dezembro, fica evidente que o Captur não vai bem. A situação é tão feia, que ele foi o Renault menos vendido do Brasil entre os modelos produzidos localmente. Até a van comercial Master (10.023 unidades) vendeu mais que o SUV.

Renault Captur Iconic [Auto+ / João Brigato]

Captur 7 lugares

Enquanto no Brasil, o SUV pode chegar ao fim em breve (se é que já não parou de ser produzido), lá na Europa a situação é bem diferente. Segundo informações do Carscoops, o SUV compacto será reestilizado em 2023. O modelo já está na segunda geração do outro lado do continente desde 2019, ou seja, já está na hora de mudar.

Com estilo inspirado em Mégane, Scénic e Austral, o Captur 2024 deve ganhar faróis mais finos em C, grade frontal estilizada e o novo logotipo da marca. As mudanças serão profundas para se diferenciar mais do Mitsubishi ASX, que é só um Renault com logo da marca japonesa.

Renault Captur europeu [divulgação]
Renault Captur europeu [divulgação]
Só que a grande novidade será o Grand Captur. A Renault já tem o maior SUV compacto do mercado europeu, com 4,32 m de comprimento – comprimento idêntico ao Captur brasileiro, que usa base do Duster e é bem maior que o modelo europeu de primeira geração. Só que ele ficará maior.

Renault Captur europeu [divulgação]
Renault Captur europeu [divulgação]

Preenchendo lacunas

A ideia da Renault é preencher o espaço entre os 4,32 m do Captur e os 4,51 m do Austral. Um modelo na faixa dos 4,45 m seria suficiente para essa tarefa e poderia adicionar dois lugares extras no porta-malas. O Grand seria um grande diferencial no segmento e o único SUV compacto de sete lugares na Europa.

Renault Captur europeu [divulgação]
Renault Captur europeu [divulgação]
A marca prepara também um Grand Austral com sete lugares para substituir o Koleos. Com isso, a Renault terá, na Europa, Captur, Grand Captur, Austral e Grand Austral como SUVs a combustão. Entre os SUVs elétricos, a marca terá Mégane E-Tech, Scénic E-Tech e 4 E-Tech. De todos eles, só os elétricos devem ser oferecidos no Brasil.

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