A Honda tem muito orgulho de algumas de suas insígnias. Si e Type-R são, por exemplo, versões conhecidas por fãs da marca e tem um público cativo. São muito conhecidos dentro da linha Civic e a marca confirmou que as siglas dificilmente deixarão de existir. Os japoneses foram claros que o nome Type-R, pelo menos, vai manter ativo na marca mesmo com a chegada dos elétricos.
Sendo um caminho irreversível, a marca já sabe que se futuro caminha para ser uma empresa puramente de elétricos e o Civic Type-R vai existir mesmo sendo um elétrico. A informação foi confirmada pelo engenheiro-chefe responsável pelo Type-R, Hideki Kakinuma, que disse ao Autocar que o nome Type-R já está intrínseco na empresa.
“Sem o Type R, não há Honda. A Honda acredita firmemente que o prazer de dirigir é a essência central da mobilidade privada, da mobilidade pessoal. A neutralidade do carbono e regulamentos de emissões que são muito rigorosos, é muito difícil pensar em tal modelo esportivo nessas fronteiras”, destacou Kakinuma.
O executivo confirmou ainda que o futuro do Type-R dentro da Honda é apenas um novo obstáculo e desafio para os engenheiros, mas não uma missão impossível. Isso ainda deve demorar para acontecer, uma vez que o Civic Type-R recém foi apresentado e uma nova geração híbrida deve ser apresentada depois desta.
Só depois dessa geração híbrida é que a nipônica poderá abordar em um Type-R EV. Kakinuma ainda acrescentou que a sigla Type-R não tem nada a ver com mecânica e sim sobre uma filosofia, um princípio e outros aspectos. Atualmente, o Civic Type-R é equipado com um motor 2.0 Turbo a gasolina de 320 cv e 40,8 kgfm de torque, com um câmbio manual de 6 marchas.
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