Destaque

5 carros icônicos que se transformaram em SUVs

Se os SUVs estão na moda, nada mais lógico do que transformar carros icônicos no segmento que mais cresce, certo?

carros
Ford Mustang Mach E e Mustang [divulgação]

Os SUVs dominaram o Brasil e o mundo. Prova disso é que em diversos países eles já representam mais da metade das vendas anuais de carros. As marcas sabem disso e conhecem como lucrar (e muito) com esses modelos. Por isso, algumas transformaram seus carros icônicos em SUVs.

A lista a seguir mostra cinco modelos diferentes que não nasceram como SUVs, mas hoje pertencem a essa categoria carregando o mesmo nome com o qual tiveram antes da transformação. De todos os presentes na lista, apenas dois deles não permanecem à venda com seu formato original convivendo com o equivalente SUV. 

Mitsubishi Eclipse Cross

Mitsubishi Eclipse Cross [Auto+ / João Brigato]
Mitsubishi Eclipse Cross [Auto+ / João Brigato]
Talvez o grande responsável por essa onda de tornar carros icônicos em SUVs foi a Mitsubishi. Lançado em 2017, o Eclipse Cross surgiu como um SUV médio para se posicionar entre o ASX e o Outlander. Com pegada visual mais esportiva, quase cupê, ele polemizou ao usar o nome de um dos mais icônicos cupês japoneses de todos os tempos.

Ao contrário do SUV, o Eclipse de fato foi um cupê e que teve quatro gerações diferentes. A mais famosa foi a segunda, vendida entre 1994 e 1999 a qual se tornou protagonista de filmes como Velozes e Furiosos e estava presente como modelo de destaque em todo Need For Speed Underground. 

Renault Mégane

Renault Mégane E-Tech [divulgação]
Renault Mégane E-Tech [divulgação]
De todos os carros da lista, talvez o Renault Mégane tenha sido o que mais surpreendeu pela mudança. Até porque, o nome Mégane sempre foi usado por um hatch médio e seus derivados (sedã, perua e por breves momentos como conversível e até minivan, no caso a Mégane Scénic). Mas agora o nome é de propriedade de um SUV elétrico.

A Renault trocou o Mégane de categoria, deixando de fazer com que ele brigasse com modelos como Volkswagen Golf e Opel Astra para arrumar encrenca com SUVs compactos elétricos como Peugeot e-2008, Hyundai Kona EV, Kia Niro EV e até Volvo XC40.

Toyota Corolla Cross

Toyota Corolla Cross [divulgação]
Toyota Corolla Cross [divulgação]
Ao contrário dos dois modelos anteriores da lista, a partir daqui todos os SUVs convivem com os carros com os quais compartilham o nome. Mas, para os brasileiros, esse aqui é o exemplo mais forte. Lançado em 2020, o Toyota Corolla Cross surgiu como a alternativa SUV ao icônico Corolla, o carro mais vendido do mundo.

Ainda que o RAV4 cumprisse antes o papel de Corolla SUV, o Corolla Cross conseguiu colocar a marca japonesa no mesmo patamar do Jeep Compass e oferecer uma solução de menor custo de produção, mas com grande impacto por conta do nome. Era para ser um produto para países emergentes, mas fez sucesso e virou global, sendo produzido em 8 países.

Peugeot 408

Peugeot 408 [divulgação]
Peugeot 408 [divulgação]
Aqui no Brasil, conhecemos o Peugeot 408 apenas em sua primeira geração. Ele era um sedã médio baseado no hatch médio 308. Isso seguiu em sua segunda geração lançada exclusivamente na China em 2014 e agora pesadamente reestilizada. Coincidência ou não, um novo 408 foi lançado em 2022 junto do sedã, mas em formato bem diferente.

Enquanto na China, o Peugeot 408 segue como sedã, na Europa o modelo se transformou em SUV cupê. A princípio ele se chamaria 4008, mas a Peugeot resolveu mudar o nome por ser um modelo mais baixo que o 3008 e com nítida pegada urbana. Ele é baseado no Citroën C5 X, que também é mais um modelo comum que se transformou em SUV.

Ford Mustang Mach E

Ford Mustang Mach E [divulgação]
Ford Mustang Mach E [divulgação]
Ainda que os puristas arranquem os cabelos sempre que alguém se refere ao SUV elétrico da Ford como um Mustang, muitos devem agradecer a ele pois a nova geração do muscle-car com motor V8 só existe por conta do Mach E. Lançado em 2021, o Ford Mustang Mach E mostrou que a marca americana sabia fazer um elétrico dos bons.

Faz sucesso até hoje e está prometido para o Brasil, servindo como alternativa mais espaçosa e prática ao Mustang tradicional e com a vantagem da eletricidade provir performance semelhante ao V8, mesmo em um carro bem maior e pesado. Mas bem que a marca poderia ter lançado o modelo somente como Ford Mach E, já que o visual deixa claro que ele é um Mustang.

>>Depois do Corolla Cross, Toyota prepara a minivan Corolla

>>Mitsubishi Eclipse Cross 2023 busca um lugar ao luar | Impressões

>>Mustang ou calhambeque? Este Zimmer Golden Spirit une os dois