Destaque

Ford Escape muda de visual antes de chegar ao Brasil

Apresentado em 2019, atual geração do SUV médio da Ford ganha mudanças de meia-vida e traz mais recursos de tecnologia e segurança

Ford Escape 2023 [divulgação]
Ford Escape 2023 [divulgação]

O Ford Escape é desconhecido no Brasil, mas nos EUA é um dos SUVs médios mais vendidos, depois dos imbatíveis Toyota RAV4 e Honda CR-V. Em sua quarta geração, o SUV passou por mudanças de meia-vida. A reestilização traz um design muito mais agradável ao Escape, adotando a identidade visual mais moderna da marca do oval azul.

Na dianteira, um dos pontos mais críticos do design anterior, a Ford deu faróis mais finos com luzes diurnas DRL em LED que se interligam por meio de uma barra na dianteira, como no VW Taos. A grade dianteira sobe e fica próxima do capô, tendo uma entrada de ar inferior revisada. Há ainda novo desenho para os faróis de neblina e capô redesenhado.

Nas laterais, as novidades ficam pelas novas rodas. De traseira, o novo Escape traz um novo desenho interno das lanternas, enquanto a maçaneta da tampa do porta-malas aparente desaparece e o para-choque traseiro ganha mudanças bem sutis que varia de acordo com a versão. No interior, as novidades se concentram na central multimídia de 13,2 polegadas.

Ford Escape 2023 [divulgação]
Ford Escape 2023 [divulgação]
A tela da central perdeu os comandos físicos e o sistema de ar-condicionado recebe um novo desenho. O quadro de instrumentos com tela digital de 12,3 polegadas traz novo grafismo, além de novidades em estofamento.

Do combustão ao híbrido

Na mecânica, a Ford não trouxe novidades. O Escape mantém o motor 1.5 Turbo de 182 cv e o 2.0 EcoBoost de 253 cv. O híbrido traz motor 2.5 a gasolina junto de um elétrico que desenvolvem 213 cv. Nas versões a combustão, ele possui opção de tração dianteira ou AWD. O híbrido é associado a um câmbio automático e-CVT e as demais opções tem câmbio automático de 8 marchas.

Ford Escape 2023 [divulgação]
Ford Escape 2023 [divulgação]

Tecnologias a mais

De série, o SUV é vendido com mais equipamentos. Entre as novidades estão a nova central multimídia com SYNC 4, com conectividade com nuvem, Apple CarPlay, sem fio, e Android Auto. A lista ainda adiciona reconhecimento de voz aprimorado, atualizações OTA, controle de cruzeiro adaptativo inteligente, câmera 360º e carregador por indução para smartphones.

E o Brasil?

Aqui, a chegada do Escape é quase uma novela. Desde a terceira geração do SUV da Ford que se ouvem histórias que ele será vendido no país. Veio o lançamento da quarta geração em 2019 e os rumores reascenderam. Na época, era dito que ele seria o mais caro dos três utilitários esportivos médios, vindo com motor híbrido. Aqui, ele ficaria acima de Territory e Bronco Sport. Porém, mais uma vez, essa novela não teve um fim. E agora, vem, Ford?

>>Ford apresenta nova F-250 2023 com motor Godzilla V8

>>Morto no Brasil, surgem imagens da terceira geração do Ford Edge na China

>>Ford Maverick Hybrid virá ao Brasil para brigar com Fiat Toro diesel