Assim como alguns veículos marcam época, existem jogos de carros que moldaram toda uma geração. Ao lembrar da infância, consigo facilmente lembrar da sensação de ver alguns dos meus carros favoritos em ação no gráficos quadrados do PlayStation 1, mas que na época era o máximo de realismo que tínhamos.
Nos últimos dias, a EA games anunciou um novo título para a franquia Need For Speed, o Unbound. Esse novo capítulo tenta resgatar a pegada de corridas nas ruas e customização agressiva que marcaram alguns dos jogos mais tradicionais de NFS. Justamente por conta deste game que esta lista surgiu, para mostrar que a paixão por carros e por games anda lado a lado.
Por isso, veja a seguir alguns dos jogos de carros mais marcantes de todos os tempos. Evidentemente que diversos títulos vão ficar de fora, incluindo os games da franquia GTA, já que os carros não são o foco. Mesma razão pela qual foram excluídos os clássicos Driver e Mario Kart. Todos esses games são excelentes e valem a jogatina, mas a ideia é mostrar jogos com carros reais ou focados em corridas.
Forza (Horizon e Motorsport)
A franquia Forza surgiu nos anos 2000 para ser o Gran Turismo do Xbox. Acontece que os jogos foram crescendo em popularidade e qualidade ao longo dos anos, o que fez os desenvolvedores criarem uma subfranquia. Assim surgiu o Forza Horizon, que utiliza cidades reais ao longo do mundo para sediar as corridas de rua com carros de diversas fabricantes.
Paralelamente, o Forza tradicional se transformou no Forza Motorsport, mantendo as corridas em pistas e com uma proposta de ter uma simulação maior. Independentemente do título, a franquia se tornou uma das mais importantes da atualidade e alcançou um grau de realismo que já trollou alguns apresentadores de TV.
Gran Turismo 2 (ou qualquer outro da série)
Nascida no PlayStation 1, a franquia Gran Turismo moldou uma geração de fãs de carros. Inicialmente, o jogo contava com diversos carros japoneses, o que explica a paixão dos Millennials por eles. A partir do GT5, carros europeus, Ferrari, e posteriormente Porsche, passaram a fazer parte das opções do game, que evolui de uma maneira diferente do Forza e tem até menos títulos lançados que o rival.
Mas Gran Turismo 2 foi o escolhido por ter sido um imenso salto em relação ao primeiro e por ter transformado a franquia no que é hoje. Quem jogou, certamente se arrepia quando ouve em algum lugar a My Favorite Game, da The Cardigans, já que a música era a trilha da abertura do jogo.
Need For Speed Underground 1 e 2
A franquia Need For Speed surgiu nos anos 1990 com o aval da revista Road & Track, mas logo perdeu o nome da publicação e ganhou o coração dos fãs. Porém, foi nos anos 2000 que o jogo viveu o seu auge, ao mudar radicalmente de estilo e abrir mão dos supercarros para focar no tuning.
Surfando na onda do filme Velozes e Furiosos, o primeiro NFS Underground conquistou os fãs pelas opções de modificações, que permitia que cada jogador fizesse um carro único. O segundo título ampliou ainda mais as modificações e fez o Nissan 350Z se tornar objeto de desejo, já que era o modelo da capa do game.
Ayrton Senna’s Super Monaco GP II
A temporada de 1992 da Fórmula 1 foi bem frustrante para Ayrton Senna, já que seu McLaren não conseguia fazer frente ao carro de outro mundo da Williams que deu o título para Nigel Mansell. Porém, neste mesmo ano foi lançado para Mega Drive um dos primeiros jogos de F1 que fizeram sucesso – até porque tinha o nome do tricampeão.
Embora tenha o nome do Senna e de Mônaco no título, não era só com o piloto brasileiro e com a pista monegasca que se jogava. Na realidade, era possível até disputar um campeonato mundial com 16 corridas, cujo objetivo era derrotar o próprio Ayrton.
Top Gear
Outro jogo de 1992, mas lançado no rival do Mega Drive, o Super Nintendo, Top Gear é talvez o jogo de corrida mais marcante de todos os tempos. A música tema é capaz de elevar às alturas os níveis corporais de nostalgia. Por mais que não tenha nenhum carro real, dá para perceber que os principais modelos são inspirados nos Ferrari Testarossa e 288 GTO, além de um Honda NSX disfarçado.
Embora tenha feito um certo sucesso no Brasil, a franquia não é tão conhecida mundialmente, e parou no Top Gear 3000 de 1995, terceiro título e também do Super Nintendo. Porém, existe um sucessor espiritual para o game e que é feito por brasileiros. O Horizon Chase traz o espírito do Top Gear para os tempos modernos, conta até mesmo com o Uno com escada no teto e tem uma DLC recente com o Senna.
>> FBI investiga racker que vazou GTA 6
>> Recordar é viver: acervo pessoal de Ayrton Senna | Vídeo
>> Para Dacia (e Renault) consumidor não está nem aí para segurança