Depois de um ano de hiato, o Honda HR-V finalmente voltou a ser fabricado por aqui e agora também marca seu retorno ao ranking de SUVs mais vendidos do Brasil. Ainda tímido, em nono lugar, o SUV compacto japonês ainda não recebeu o reforço das versões turbo, o que deve aumentar ainda mais sua presença no mercado.
Segundo dados na Fenabrave, o Honda HR-V voltou ao ranking já em nono lugar. Ele atropelou o Toyota Corolla Cross, que caiu duas posições em relação a agosto. A real é que o segmento só se movimentou da oitava posição em diante. O Volkswagen Nivus também voltou ao top 10 em oitavo. Assim, Jeep Commander e Renault Duster ficaram fora do ranking de setembro.
Tal qual aconteceu em agosto, o Chevrolet Tracker foi o SUV mais vendido. Só que, no mês anterior, a diferença para o segundo colocado, o Volkswagen T-Cross, ainda era pequena. Em setembro, a vantagem foi de 1.324 unidades para o modelo da GM. Já o T-Cross, desacelerou e começou a ver o Hyundai Creta em seu retrovisor.
SUV médio mais vendido do Brasil, o Jeep Compass é o último do grupo com vendas acima de 5 mil unidades. Logo atrás vêm seu primo Fiat Pulse, confortável em quinto lugar. Ele tem uma forte distância para o Jeep Renegade, que está disputando ferrenhamente a sexta colocação com o Nissan Kicks.
SUVs mais vendidos do Brasil em setembro
1. Chevrolet Tracker – 7.127 unidades
2. Volkswagen T-Cross – 5.803 unidades
3. Hyundai Creta – 5.586 unidades
4. Jeep Compass – 5.047 unidades
5. Fiat Pulse – 4.398 unidades
6. Jeep Renegade – 3.775 unidades
7. Nissan Kicks – 3.549 unidades
8. Volkswagen Nivus – 3.029 unidades
9. Honda HR-V – 2.956 unidades
10. Toyota Corolla Cross – 2.861 unidades
>>Honda HR-V 2023 vs HR-V 2021: evolução ou involução? | Comparativo
>>Carros brasileiros que nasceram a partir de outros modelos
>>Honda HR-V 2023: é a síntese do que o mercado quer | Avaliação