Destaque

Os 5 SUVs mais econômicos à venda em 2022

Se você está de olho em um modelo da categoria da moda, confira quais são os SUVs mais econômicos vendidos atualmente no Brasil

Volkswagen Nivus Highline vs Fiat Pulse Impetus [Auto+ / João Brigato]
Volkswagen Nivus Highline vs Fiat Pulse Impetus [Auto+ / João Brigato]

Na última semana, o Conpet Inmetro atualizou a tabela de consumo dos carros vendidos no Brasil em 2022. Com os novos dados e com o segmento de SUVs crescendo de maneira galopante a cada ano, nada melhor do que saber quais são os SUVs mais econômicos que estão à venda atualmente.

Obviamente que os dados de consumo inseridos são os fornecidos pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular. Portanto, são dados oficiais e obtidos de acordo com um método científico. 

Para ser mais realista, foram considerados os SUVs compactos e médios automáticos das marcas generalistas, desconsiderando modelos premium e que são mais distantes de boa parte da população. Dito isto, confira a seguir os modelos que entraram na lista.

Volkswagen T-Cross [divulgação]
Volkswagen T-Cross [divulgação]

5º – VW T-Cross 200 TSI

  • Consumo etanol: 8,3 km/l (cidade) / 10 km/l (estrada)
  • Consumo gasolina: 12 km/l (cidade) / 14,4 km/l (estrada)

O SUV compacto da Volkswagen abre a lista em suas versões equipadas com o motor 1.0 TSI de 128 cv. Na realidade, o consumo do T-Cross e do Nivus é praticamente idêntico, mas este modelo acabou entrando por ser um pouco mais pesado, o que torna o T-Cross levemente mais eficiente que o Nivus. 

Fiat Fastback Audace [divulgação]
Fiat Fastback Audace [divulgação]

4º – Fiat Fastback 1.0 CVT 

  • Consumo etanol: 8,4 km/l (cidade) / 10,2 km/l (estrada)
  • Consumo gasolina: 11,9 km/l (cidade) / 14,6 km/l (estrada)

Recém-lançado, o Fiat Fastback já garantiu um lugar na lista. As versões equipadas com o motor 1.0 turbo de 130 cv e câmbio CVT alcançam um bom número de consumo, sendo praticamente igual ao próximo modelo da lista, que levou uma discreta vantagem. 

Fiat Pulse Impetus [Auto+ / João Brigato]
Fiat Pulse Impetus [Auto+ / João Brigato]

3º- Fiat Pulse 1.0 CVT 

  • Consumo etanol: 8,5 km/l (cidade) / 10,2 km/l (estrada)
  • Consumo gasolina: 12 km/l (cidade) / 14,6 km/l (estrada)

Primeiro SUV da Fiat, o Pulse manda bem quando o assunto é economia de combustível. Novamente, a união do motor 1.0 turbo com o câmbio CVT ajuda o modelo a alcançar boas médias na avaliação do Inmetro, o que faz do Pulse um dos SUV mais econômicos dentre o segmento dos compactos.

Fiat Pulse Audace 2023 [divulgação]
Fiat Pulse Audace 2023 [divulgação]

2º- Fiat Pulse 1.3 CVT

  • Consumo etanol: 9,2 km/l (cidade) / 10,4 km/l (estrada)
  • Consumo gasolina: 12,9 km/l (cidade) / 14,3 km/l (estrada)

Sim, o Pulse conseguiu garantir duas posições no pódio da lista. Acontece que o motor 1.3 de 107 cv consegue ser ainda mais econômico que o 1.0 turbo no modelo. Dessa forma, embora falte um pouco de potência nas versões com este propulsor, ao menos é garantido que o posto será menos visitado, já que a economia de combustível é maior.

[Auto+ / João Brigato]
[Auto+ / João Brigato]

1º- Toyota Corolla Cross Hybrid

  • Consumo etanol: 11,8 km/l (cidade) / 9,7 km/l (estrada)
  • Consumo gasolina: 17,8 km/l (cidade) / 14,7 km/l (estrada)

Não tem jeito, o Corolla Cross híbrido é o vencedor no quesito consumo. Afinal, seu conjunto híbrido flex foi desenvolvido justamente para priorizar a economia de combustível e uma menor emissão de poluentes. Por isso o carro consegue números excelentes, mesmo sendo maior que os outros modelos. 

Jeep Compass híbrido [Auto+ / João Brigato]
Jeep Compass 4xe [Auto+ / João Brigato]

Menção honrosa: Jeep Compass 4xe

  • Consumo gasolina: 25,4 km/l (cidade) / 24,2 km/l (estrada)

Basta observar os números do Compass híbrido para notar que o modelo é, de fato, o SUV mais econômico vendido no Brasil – ao menos nas marcas generalistas. Porém, seu preço custa cerca de R$ 100 mil a mais que o Compass a diesel mais completo, o que caracteriza o SUV como um modelo premium. Por isso, ele não ficou na lista, mas entra como um bônus.

>> Fiat Fastback é o futuro dos sedãs sem ser sedã? | Impressões

>> Segredo: VW T-Cross 2023 mudará para ficar parecido com o Taos

>> Jeep Commander e Compass 2023 ganham novos itens de série