Sucesso no exterior não significa sucesso no Brasil. Quer seja na música, na televisão, mas principalmente na indústria dos carros, o que dá certo na gringa não repete o feito no nosso país. Muitas vezes por culpa do nosso mercado não gostar desse tipo de modelo, por ser caro demais, ou por culpa de onde ele é produzido que absorve toda produção.
Confira agora uma lista de cinco carros que fazem muito sucesso no exterior, mas que no Brasil tem gente nem lembra que eles são vendidos. Números de venda no Brasil fornecidos pela Fenabrave.
Toyota Camry
Se excluirmos todos os SUVs e picapes dos EUA, o Toyota Camry é o carro mais vendido do país. Com 135.925 unidades comercializadas na primeira metade de 2022, ele sozinho vendeu no mesmo período mais do que a Chevrolet conseguiu com sua linha inteira de carros no Brasil. Por aqui, ele foi relançado em maio e vendeu quase nada.
Dacia / Renault Sandero
Na Europa o Sandero é um verdadeiro sucesso da Dacia. Tudo bem que ele está uma geração à frente do nosso modelo Renault, mas mesmo assim ele vem de um momento muito bom por lá há uns anos. É o segundo carro mais vendido do primeiro semestre, com 49.851 unidades, perdendo somente para o Peugeot 208. Aqui vendeu 4.704 carros e é 40º carro mais vendido do país.
Chevrolet Equinox
Décimo carro mais vendido dos EUA em 2022, o Chevrolet Equinox é o modelo de passeio mais vendido da General Motors na Terra do Tio Sam e o 4º SUV mais vendido do país. Foram 116.678 unidades vendidas no primeiro semestre de 2022 nos EUA, enquanto no Brasil ele não figurou nem entre os 40 SUVs mais vendidos do país.
Nissan Versa
Modelo mais vendido do México no primeiro semestre de 2022, o Nissan Versa tem desempenho tímido no Brasil. Da mesma fábrica que saem as unidades destinadas ao nosso mercado, saem as para o México. Só que por lá ele vendeu 25.143 carros até a metade do ano, aqui ficam 4.166 unidades. E não vende mais no Brasil porque a demanda mexicana engole a produção.
Peugeot 3008
Segundo SUV médio mais vendido da Europa com 33.507 unidades, o Peugeot 3008 é um verdadeiro caso de sucesso na Europa. Vende mais que modelos como Hyundai Tucson e Volkswagen Tiguan, mas no Brasil a história é outra. Assim como o Chevrolet Equinox, ele é outro SUV que não aparece nem entre os 40 mais vendidos. Repetindo a história do Versa, só não vende mais porque a demanda na Europa não deixa sobrar unidades para nós.
>>5 carros que serão lançados em breve que valem a espera